Carlo Crivelli – PIETÁ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

A composição Pietá é uma obra do pintor italiano Carlo Crivelli (c. 1433-1495), que também era conhecido como Donatino Creti. O artista era irmão do pintor renascentista Vittorio Crivelli. Por ter cometido atos criminosos foi obrigado a fugir de Veneza, sua cidade natal, indo para Zara, na Dalmácia.  Recebeu influências de pintores do círculo de Francesco Squarcione e dos trabalhos iniciais de Mantegna, e mais tarde do pintor Cosmè Tura. Sua obra é reconhecida por sua inclinação pela ornamentação e ostentação. O artista é comparado a Sandro Botticelli no diz respeito à técnica do desenho.

No painel, o corpo de Jesus Cristo está sendo aparado por José de Arimateia, que mais se parece com um anjo, ainda mais com o formato dado a seu manto, lembrando uma asa. De seu rosto deslizam lágrimas. Ele ampara Jesus pelas costas, com a mão esquerda, enquanto que, com a direita, retém seu braço.  A Virgem Maria encontra-se à direita do Filho, e seu gesto revela profundo sofrimento. Maria Madalena, a discípula amada de Jesus, segura sua mão esquerda. Ela é identificada através do atributo que jaz ao seu lado – um frasco com unguento. Mostra-se parecida com uma figura de Botticelli. Sua dor é tamanha, que ela evita pousar seus olhos diretamente no corpo do Mestre, optando por olhá-lo de soslaio.

Do corpo de Cristo emana uma profunda dor. Sua cabeça, ainda cingida pela coroa de espinhos, tomba para sua direita. Seus braços atléticos e mãos deixam visíveis enormes e salientes veias. Disposto sobre um tapete amarelo com decoração em vermelho, seu corpo não é visto por inteiro, mas apenas do baixo-ventre para cima. Da ferida abaixo do peito direito jorra sangue. Dois longos buracos na face externa das mãos mostram as marcas dos pregos. Dois pequenos anjos encimam a cena. Uma vela ilumina o Livro Sagrado. A posição da chama mostra que lá fora venta. O céu que se divisa atrás do cenário mostra-se triste.

Ficha técnica
Ano: c. 1491
Técnica: ?
Dimensões: 241 x 128 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *