Georges de La Tour – SÃO JOSÉ CARPINTEIRO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

carp.

Na sua obra intitulada São José Carpinteiro, o pintor francês barroco Georges de La Tour mostra Jesus ajudando seu pai adotivo na sua oficina de carpinteiro. O ambiente é escuro e tem como fonte de luz somente o lume. Através das roupas usadas pelas duas personagens, principalmente por suas sandálias iguais e toscas, vê-se que se trata de um lugar pobre e de pessoas humildes. O Menino usa uma túnica, enquanto José veste roupas velhas.

São José é um homem forte e rude. Encontra-se curvado sobre seu trabalho e muito atento ao que faz. A seus pés, as vigas tomam o formato de uma cruz, a lembrar o que espera seu pequeno Jesus . Embora tenha o corpo arqueado sobre seu trabalho, ele dirige seu olhar orgulhoso ao filho adotivo. Há uma bela troca de olhares entre ambos. Ao chão, encontram-se vários instrumentos do carpinteiro. A cena demonstra que, apesar de sua divindade, Jesus teve uma vida normal na sua infância, como uma criança comum.

O Menino Jesus, com seu rostinho meigo e delicado, com os cabelos a cair-lhe pelos ombros, segura uma vela para alumiar o pai adotivo em seu trabalho. A luz tem duplo sentido: literal, ao iluminar o local; simbólica, Jesus é a luz do mundo.

Convido o leitor a olhar com atenção a mãozinha do Menino Jesus, que tenta proteger a luz da vela. A transparência da luz em seus dedos demonstra a genialidade do pintor. Esta composição é de uma beleza ímpar.

Dados técnicos
Ano: c. 1640

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 137 x 102 cm
Localização: Museu do Louvre, França, Paris

Fonte de pesquisa
Cristo na Arte/ Manuel Jover

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *