Ticiano – DIANA E ACTEÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

diact
A composição denominada Diana e Acteão é uma das obras-primas do pintor italiano Tiziano Vacellio, conhecido por Ticiano, e faz parte de um conjunto de telas célebres do pintor (Poesies), baseadas nas Metamorfose de Ovídio. Ela mostra o momento em que a deusa recebe a visita de um intruso, durante seu banho.

Encontra-se Diana tomando banho numa fonte, ao lado de suas ninfas, todas nuas, quando é surpreendida por um jovem que ali aparece inadivertidamente. A deusa está sentada sobre um manto vermelho e traz sobre a cabeça uma coroa de perolas, encimada por uma lua crescente. Ela se mostra perturbada, e tenta cobrir o rosto e os seios com uma toalha branca, ajudada por uma criada negra, com veste vermelha e branca, que se posta atrás dela. Uma ninfa enxuga-lhe o pé direito, sem se mostrar incomodada com a presença do intruso. As outras ninfas tentam se esconder das mais diferentes formas: virando o corpo, ocultando-se atrás de uma coluna de pedra, usando uma toalha para cobrir-se, etc.

O jovem Acteão, usando sua roupa de caçar, mostra-se perplexo ao deparar-se com a deusa e seu séquito, levantando os braços. Sua surpresa é tão grande que seu arco cai no chão, a seus pés. Nas costas, ele carrega sua aljava. Leva consigo seus dois cães. Ao lado da deusa, um cãozinho parece querer enfrentar os invasores.

O crânio de um veado, acima da coluna, e as peles de caça penduradas nas árvores, acima da cabeça de Diana, já prenunciam a morte do jovem Acteão. Um regato separa Acteão da deusa e de seu séquito. Por entre o vão das árvores e da abóboda descortinam-se montanhas e um céu azul, com nuvens pesadas.

Segundo a mitologia romana, Diana era a deusa da caça que, zelosa de sua virgindade, transformou o caçador Acteão em cervo, por tê-la visto nua durante o banho. Ele foi morto por seus próprios cães e estraçalhado por eles.

Ficha técnica
Ano: c. 1556-1559
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 184,5 x 202,2 cm
Localização: National Gallery of Scotland, Escócia, Grã-Bretanha (em empréstimo)

Fontes de pesquisa
Ticiano/ Taschen
http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/titian-diana-and-actaeon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *