Ticiano – O SEPULTAMENTO DE CRISTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Renunciando à intoxicação dos sentidos de seus primeiros trabalhos, o artista explora uma altíssima e remota região do espírito, nesta obra. (Dvorák)

 A composição religiosa denominada O Sepultamento de Cristo é uma obra do pintor renascentista italiano Ticiano Vecellio, que usou tal temática em diversas ocasiões, mas ilustrando diferentes momentos da narrativa cristã. Umas obras retratam o movimento do corpo de Cristo, e outras mostram a sua colocação no túmulo. A primeira delas encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

A obra em destaque foi encomendada por Filipe II, rei da Espanha. A cena apresenta a deposição do corpo exangue de Cristo num túmulo de mármore, de estilo clássico, decorado com baixos-relevos. Um dos lados traz a representação de “Caim e Abel”, e o outro mostra o  “Sacrifício de Isaque”.  Segundo a fé cristã, tais temas prediziam a morte de Cristo. Parte da mortalha branca de Jesus escorrega-se para o lado, quase tocando o chão.

A Virgem Maria, envolta por um manto azul, segura um dos braços inertes do Filho, enquanto o outro resvala para baixo. Nicodemos, a figura forte e barbuda, sustenta o corpo pelos ombros e José de Arimateia segura-o pelas pernas. Maria Madalena, vestida de branco, abre os braços em profundo desespero. São João Evangelista encontra-se entre ela e a Virgem, na parte central. As personagens são distribuídas em forma de leque, e repassam um sentimento de extremo sofrimento.

A cor é, sem dúvida, o elemento principal desta pintura, pois controla e unifica todos os elementos da obra. Ela dá vida às figuras individualmente, reduzindo e contraindo o espaço, como se ali o observador não pudesse entrar. O túmulo decorado e a mortalha branca são os únicos adornos desta tocante cena. A figura de Nicodemos, segundo alguns, é um autorretrato do artista.

Ficha técnica
Ano: 1559

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 136 x 175 cm
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Entombment_(Titian,_1559)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *