Tiepolo – O TEMPO DESVENDANDO A VERDADE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Giovanni Battista Tiepolo (1696 – 1770) trabalhou com a ornamentação de igrejas e palácios da aristocracia de Veneza. Pintor renomado, cuja arte contribuiu para o engrandecimento da pintura italiana do século XVIII, fez trabalho para as cortes francesa, inglesa, espanhola e russa. Era inigualável como pintor de temas épicos. Seus filhos Domenico, Lorenzo e Giovanni também foram pintores.

A composição intitulada O Tempo Desvendando a Verdade é obra do artista, possivelmente sua maior pintura de cavalete. Esta alegoria mostra como Tiepolo era criativo ao personificar conceitos abstratos. A composição possui um desenho dinâmico e cores expressivas. Os dois personagens apresentados são o Tempo e sua companheira – a Verdade. Também conta com a presença de um Cupido que parece segurar uma ampulheta que descansa sobre o globo.

O Tempo, sentado em seu carro, traz a Verdade escanchada em seu colo. Ele possui o corpo atlético e queimado pelo sol. Seu rosto mostra-se envelhecido, já coberto pelas rugas da idade. Traz nas costas duas grandes asas escuras que indicam força e determinação. Sua cabeça está levemente voltada para baixo.

A Verdade, por sua vez, é jovem, bela e altiva. Tem o pé esquerdo sobre o globo terrestre que representa as coisas terrenas, submissas ao seu poder. Está enlaçada pelo Tempo, mas mostra-se tranquila, enquanto é despida. Seu símbolo é o sol que aparece no céu, acima de sua cabeça.

No chão, em primeiro plano, estão os atributos de Cronos (o grande deus do tempo que rege os destinos e a tudo devora): a foice e a carruagem que simbolizam a morte, enquanto o Cupido que olha o Tempo e a Verdade fixamente simboliza o amor terreno que também se esvai, impotente diante do tempo que tudo destrói. A arara e o espelho representam os maiores inimigos da Verdade: a vaidade, a sensualidade e o engano.

Ficha técnica
Ano: 1758
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 231 x 167 cm
Localização: Museu de Arte, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.mfa.org/collections/object/time-unveiling-truth-33707

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *