Van Gogh – A PONTE DE LANGLOIS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH Langois

A composição retrata uma ponte com uma pequena carroça amarela e um grupo de lavadeiras, um estudo em que a terra é laranja brilhante, a grama é muito verde, a água e o céu azuis. (Van Gogh)

Todas as cores que o impressionismo fez tornar moda são mutáveis, mais uma razão para usá-las puras, o tempo as atenuará até demais. (Van Gogh)

Van Gogh achava a paleta de cores, usada pelos mestres holandeses, com suas cores claras e desarmônicas, imprópria para o mercado da época.  Por isso, em 1888, pintou A Ponte de Langlois em Arles, também conhecida como A Ponte em Langlois com Lavadeiras, para demonstrar ao mercado holandês a importância de sua revolução de cores, ou seja, reafirmar suas ideias vanguardistas em relação à pintura.

Van Gogh conheceu a ponte de Langlois, quando explorava os arredores de Arles. Ele se encantou com sua leve estrutura de madeira e o seu maravilhoso contexto cromático. A cena vista por ele, remeteu-o à obra do artista japonês Utagawa Hiroshige, chamada de A ponte Sobre o Rio Takagi,  que fazia parte de sua coleção. Van Gogh nutria grande admiração pela pintura japonesa. Ele fez quatro pinturas e quatro desenhos desta cena, buscando reproduzi-la de ângulos diferenciados. Os personagens também diferem.

A maestria do pintor com sua paleta passa ao observador a sensação de movimento advindos da carroça e das lavadeiras, retratadas em diferentes posições. O movimento da água perto delas, deixa claro que um pequeno grupo está a enxaguar a roupa. O céu azul-turquesa do céu é separado do azul mais escuro das águas do canal pela ponte amarela. As pinturas de Van Gogh são dinâmicas, tudo parece estar num constante movimento.

Ficha técnica
Ano: 1888
Técnica – óleo sobre tela
Dimensões: 54 x 65 cm
Localização: Kröller – Müller, Otterlo, Holanda

Fonte de pesquisa
Van Gogh/ Coleção Folha de São Paulo
Van Gogh/ Abril Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *