Autoria de Lu Dias Carvalho
(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)
Eu tenho um pouco de girassol. (Van Gogh)
Uma luz que na falta de palavra melhor não posso denominá-la de outro modo, senão amarela. (Van Gogh sobre os girssóis)
Para superar esse elevado tom de amarelo a que cheguei neste verão, tiver de superar limites. (Van Gogh em carta ao irmão Theo)
Quando se fala sobre a obra de Vincent van Gogh logo vem à nossa mente os seus belos girassóis. O artista holandês não foi o primeiro a eleger tão belas flores como tema, mas, sem dúvida, nenhum outro pintor deu-lhes tamanha vitalidade e força, como o fez Van Gogh. Quando observamos sua série de girassóis, somos tomados pela exuberância da cor amarela que invade toda a tela, diante de nossos olhos extasiados. Ali também encontramos os tons vermelhos, azuis e verdes que parecem ter a função de apenas realçar a luminosidade do amarelo.
A famosa série de girassóis (sete quadros com um número de três, cinco, doze e quinze girassóis) exigiu muita dedicação e urgência do pintor, pois, se as flores eram colocadas num vaso de manhã cedo, murchavam ao fim de algumas horas. Como Van Gogh tinha como característica a rapidez com que pintava, era recompensado pela velocidade ao pintar seus girassóis. Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas, resultante da presteza de seu olhar diante da transitoriedade das flores. O amarelo dos girassóis vinha carregado da mais pura magia, com se nele estivessem agregados pedaços do sol.
O girassol sempre esteve ligado à simbologia, representando a fecundidade, vida e nostalgia em função de sua relação com o astro-rei. Como um ser devoto, o girassol ajoelha-se diante do sol, acompanhando-o na sua trajetória de vida, recebendo a luz que dele emana com abundância. Apenas na sua maturação cessa a sua reverência, paralisando-se na posição da nascente. Talvez seja por isso que Van Gogh tenha se encantado tanto com os girassóis.
Embora tenha dado início à temática dos girassóis na cidade de Paris, abandonando as tonalidades do cinza e buscando uma escala de cores mais vivas, foi em Arles, para onde partira em busca de luminosidade, que Van Gogh encontrou a explosão do amarelo, ou seja, foi onde encontrou a mais alta nota amarela que já vinha buscando na capital parisiense.
Ao pintar sua série de girassóis, Van Gogh tinha como objetivo decorar o seu ateliê, preparando-o para receber o seu amigo e também pintor Paul Gauguin, pois sabia que ele também tinha predileção pelo tema. De modo que as pinturas foram penduradas no quarto de hóspedes. O pintor holandês pensava em pintar muitos outros quadros sobre girassóis, mas acabou não concretizando o seu objetivo. Perfeccionista, Van Gogh só considerou bons dois dos quadros pintados, colocando neles a sua assinatura.
Van Gogh sempre deixou claro que Os Girassóis estavam inclusos entre as suas obras mais importantes pelo modo como os pintou, usando apenas uma gama de cores – o amarelo e sutis matizes de linhas vermelhas e azuis. Todos os seus amigos conheciam o amor que ele nutria pelos girassóis. Adeline Ravoux, filha dos donos da pensão, onde Van Gogh hospedava-se antes de dar fim à vida, assim se expressou, ao falar sobre seu enterro: Seus amigos trouxeram muitas flores amarelas, principalmente dálias e girassóis.
Segundo alguns diagnósticos não comprovados, Vincent van Gogh sofria de xantopsia (visão dos objetos em amarelo) e, por essa razão, acontecia o exagero do amarelo em sua pintura. Outra teoria fala sobre o uso de digitalis, receitado pelo doutor Cachet, que poderia ter ocasionado sua visão amarelada. E outros documentos ainda relatam que, na verdade, ele era daltônico. Trocando em miúdos, quanto mais famoso é o gênio, maior é o número de teorias.
Nota: Doze Girassóis numa Jarra (1888), acima.
É tida como uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês, tendo sido trabalhada com pouquíssima cor, além do amarelo, façanha técnica quase inigualável. Encontra-se entre as telas mais famosas do mundo. Tal sucesso e reconhecimento contrastam com a vida de Van Gogh que sempre viveu com extrema dificuldade e à margem da sociedade da época.
Assim como o girassol transforma seu olhar apaixonado pela luz do sol que a tudo dá vida (…), a Arte da Pintura, por inata inclinação, animada por um fogo sagrado, segue a beleza da Natureza. (Joost van der Vondel, poeta holandês no século XVII)
Fontes de pesquisa:
Mestres da Pintura/ Editora Abril
Grandes Mestres da Pintura/ Coleção Folha
Van Gogh/ Editora Taschen
Van Gogh/ Girassol
Views: 320
Lu
Fiquei interessada na citação do poeta Joost van der Vondel, você teria a citação completa, no lugar das reticências? Gostei muito da sua escrita.
Nathally Katharine
Fiz diversas pesquisas para encontrar o que me pediu, inclusive em inglês e holandês. Todos continham as reticências. Cheguei à conclusão de que se trata de versos do poeta holandês Joost van der Vondel, sendo que as reticências deles fazem parte.
Beijos,
Lu
Muito legal interessante!
Lyvia
Agradeço a sua visita e comentário. Volte mais vezes!
Abraços,
Lu
Lu, eu tenho uma tela de uma obra de arte de Van Gogh do ano 1888. O nome da tela é “flowers and fruit” e eu quero vendê-la.
Francisca
Van Gogh morreu em 1890, portanto, pode ser que esta obra seja sua. Se isso de fato se confirmar, você tem em mãos uma fortuna incalculável e uma notícia maravilhosa para o mundo artístico. O primeiro passo a fazer é levá-la para uma avaliação com uma pessoa muito séria – de preferência o diretor de um museu de arte ou um professor universitário de artes. Se for realmente de autoria de Van Gogh ela valerá milhões de dólares…
Continue me informando sobre isso.
Abraços,
Lu
Francisca do céu, procura uma autoridade séria e todas as formas legais de se proteger com essa pintura, porque se ela for de Van Gogh, você ganhou na mega da virada.
Lu
Que site interessante! Parabéns! Adorei!
Também gostei muito do trecho do poema do poeta holandês Joost Van der Vondel.
Edna Duda
É um grande prazer recebê-la aqui neste espaço. Agradeço a sua visita e comentário. Você será sempre bem-vinda. Fale sobre nosso cantinho para os seus amigos e amigas.
Abraços,
Lu
Lu
Seu site é sensacional!
Passeio por ele, sem me cansar, sempre revendo ou descobrindo, ou melhor, aprendendo muito!
Obrigada por esses momentos de pura Cultura!
Augusta
Vou lhe contar um segredo: melhor do que meu site são os meus amados leitores. E você está aqui para provar que digo a verdade.
Muito obrigada, minha amiguinha, pelo seu carinho.
Beijos,
Lu
Oi, Lu, gostei muito do post!
Sou uma fã incorrigível do pintor e dos girassóis. Amei muito o trecho do poema do Joost van den Vondel que você colocou no texto. Teria como você me passar um link para o poema inteiro? Gostaria muito de ler, mas não encontrei em nenhum lugar…
Obrigada!
Ana Luísa
Também sou uma grande admiradora de Vincent van Gogh, de sua trajetória de vida e de sua obra. Dentre os pintores estrangeiros, ele sempre encabeçou a lista dos mais acessados, desde que iniciei este espaço. Assim como você, somente encontrei o trecho citado na obra. Inclusive pesquisei agora em inglês e não encontrei nada. Possivelmente deva ser encontrado em holandês.
Agradeço a sua visita e comentário. Volte mais vezes!
Abraços,
Lu
Eu amo as pinturas de Van Gogh. Eu acho que na hora que ele pintava, devia ter bastante amor no seu coração. Todas as vezes que as vejo fico bastante encantado e pensando assim: “nossa que demais!”
Mauro
Van Gogh era um artista que tinha um grande amor pela humanidade, apesar de ter levado uma vida conturbada em todos os sentidos. Suas obras encontram-se entre as mais caras do mundo.
Abraços,
Lu
Tudo que há aqui é tão lindo. Estou muito encantada!
Ana
E eu estou encantada com sua presença aqui e comentário, pois tudo o que escrevo para meus leitores é feito com muito carinho. Será um prazer contar sempre com sua presença e seus comentários. Venha sempre que tiver um tempinho livre.
Abraços,
Lu
Lu
Será um prazer, sempre que puder, ler cada letrinha que transborda de carinho. Você poderia fazer um resuminho sobre a representação dos Girassóis na vida de Van Gogh? É que queria postar no meu Instagram e lhe darei os créditos.
Ana
Você poderá publicar qualquer artigo no seu Facebook. No final dos textos existem links para compartilhamento. Vejo que é uma apaixonada por Van Gogh. Eu também! Logo trarei novos textos sobre a vida dele. Muito obrigada pela sua visita e carinho.
Abraços,
Lu
Queria muito saber qual foi a importância da obra “Os Girassóis” para a história da arte.
Paulo
A pintura de girassóis encontrava-se entre os temas preferidos do pintor holandês Vincent van Gogh. Nela ele podia trabalhar com a cor de que mais gostava – o amarelo. As outras poucas cores, presentes na tela, têm como objetivo colocar o amarelo em maior evidência. Vejo a obra de Van Gogh como um todo, mas penso que o “Os Girassóis”, além de terem se transformado na sua tela mais conhecida e valiosa, mostram um jeito diferente de luminosidade, com se de ouro fossem feitas as flores. Veja neste blog, o artigo em que falo sobre a vida e o estilo do pintor, que poderão lhe fornecer mais respostas.
Abraços,
Lu
Adoro o seu Site!
Sandra
Que bom, minha amiguinha. Gosto de saber que o site está agradando aos leitores, pois sem eles, este blog não existiria.
Agradeço a sua presença e comentário.
Abraços,
Lu
Eu sempre amei Vincent van Gogh!
Lara
Eu também! Vou lhe repassar os links sobre sua vida e trabalhos. Obrigada por sua visita e comentário.
Abraços,
Lu
Obrigada, Lu!
Eu tenho 8 anos, e comecei a gostar de Van Gogh no meu primeiro dia de aula, no primeiro ano. Agora estou no segundo ano e sempre vou gostar de Van Gogh.
Lara
Fico muito feliz ao saber que você já está começando a entrar no mundo encantado da arte, espaço privilegiado para as pessoas dotadas de sensibilidade. Van Gogh é um dos maiores pintores que o mundo já teve. Sofreu muito, é verdade. Era também muito doente. Em vida, ele só conseguiu vender um quadro. Mas deixou para nós essas maravilhas como presentes.
Lara, estou muito honrada com sua visita e comentário. É a minha mais nova leitora. Espero que venha sempre visitar as obras de arte que tenho no site. Também quero seus comentários. Há muitos outras obras de Van Gogh. Conheça-as.
Um beijo no coração,
Lu
Qual seria o significado desta obra?
Marcos Vinícius
É um prazer receber a sua visita e comentário. Quanto à pergunta, gostaria que fosse mais específico. Aguardo resposta.
Abraços,
Lu
O que o autor quis representar na obra dos 12 girassóis? O que ele quis mostra pra nós? Qual foi o objetivo dele?
Obrigado
Marcos Vinícius
Não existe uma simbologia expressa nas obras de Van Gogh. Ele pintava pelo gosto e pela necessidade de pintar, nos mais variados estilos. Ele quis apenas representar os girassóis, flores pelas quais tinha grande admiração, assim como tiveram alguns outros pintores. Como viu no texto, também fez outras obras com a flor, variando o número delas. Ao ler sobre outras obras de Van Gogh aqui no blog, verá que ele pintava pelo prazer de pintar, almejando também vender suas obras, pois era muito pobre.
Abraços,
Lu
Eu queria entender o porquê dos girassois estão sempre em direções opostas?
Tem algum significado?
Melissa
Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua presença e seu comentário. Seja bem-vinda!
Amiguinha, já li muita coisa sobre Vincent van Gogh e suas obras, mas nunca vi nada sobre a questão que você foca. Talvez não passe de uma mera opção do artista, sem nenhum significado em especial. Caso eu descubra algo, entrarei em contato com você. E se descobrir, entre em contato comigo.
Um grande abraço,
Lu
Lu, obrigada!
Melissa
Sou eu quem agradece sua visita e comentário.
Beijos,
Lu
Lu Dias
Tu já vistes este vídeo?
http://awebic.com/cultura/em-125-anos-milhoes-de-pessoas-tem-olhado-para-essa-pintura-ninguem-tinha-percebido-isso-ate-agora/
Mário Mendonça
Mário
Eu o vi depois que me foi enviado por você.
Fantástico!
Abraços,
Lu
Amei e até copiei de tão bonito.
Line
Toda a obra de Van Gogh é belíssima.
Seus girassóis são muito famosos.
Também sou encantada com eles.
Obrigada pela visita.
Beijos,
Lu