Velázquez – STO. ANTÔNIO ABADE E SÃO PAULO EREMITA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

santo antonio  santo antonio1

                                             (Cliquem sempre nas obras para ampliá-las)

A composição Santo Antônio Abade e São Paulo Eremita é uma obra do pintor espanhol Diego Velázquez. É provável que tenha sido encomendada para ornamentar o eremitério de São Paulo, no Bom Retiro. Trata-se do primeiro quadro do artista com um grande fundo de paisagem. As figuras vistas em primeiro plano mostram-se bem desenhadas e sólidas, enquanto as de segundo plano não passam de meras pinceladas que as sugerem.

Há muita semelhança entre esta pintura de Velázquez e a obra do mesmo nome, feita por Albrecht Dürer, gravura sobre madeira, em cerca de 1503 e que se encontra em The Metropolitan Museum of Art, Nova York, USA (gravura à direita). Em ambas se encontram os dois santos e o corvo carregando o pão para os eremitas. Nesta pintura o artista faz uso de um reluzente branco de chumbo que, aplicado em finas camadas, mal cobre as tramas da tela. O artista representou na mesma composição várias cenas da vida dos dois eremitas, mas, infelizmente, nem todas são perceptíveis ao observador.

Começando pelo fundo, observando a primeira cena:

1- Santo Antônio procura por São Paulo, e encontra pelo caminho, à margem do rio, um centauro, a quem pede informações;
2- mais à frente, Santo Antônio depara-se com uma personagem com dois cornos, rabo e pés de bode.
3- à direita, dentro da grande rocha, que fica atrás de São Paulo, em primeiro plano, o santo bate à porta da gruta ali escavada;
4- santo Antônio encontra-se com São Paulo, com suas vestes singelas e pés descalços e cajado no colo. Assentados, põem-se a orar. Enquanto isso, um corvo traz no bico um pedaço de pão para os dois homens santos;
5- dois leões, tendo um deles somente a cabeça visível, cavam a sepultura de São Paulo, que jaz deitado, enquanto Santo Antônio reza junto a seu corpo sem vida.

Ficha técnica
Ano: c. 1636-1644
Dimensões: 261 x 191,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Velázquez/ Taschen
Velázquez/ Coleção Folha
Pintura na Espanha/ Cosac e Naify Edições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *