Velázquez – STO. ANTÔNIO ABADE E SÃO PAULO EREMITA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

santo antonio  santo antonio1

                                             (Cliquem sempre nas obras para ampliá-las)

A composição Santo Antônio Abade e São Paulo Eremita, obra do pintor espanhol Diego Velázquez, é provável que tenha sido encomendada para ornamentar o eremitério de São Paulo, no Bom Retiro.

Há muita semelhança entre esta pintura de Velázquez e a obra do mesmo nome, feita por Albrecht Dürer, gravura sobre madeira, em cerca de 1503, e, que se encontra em The Metropolitan Museum of Art, Nova York, USA (gravura à direita). Em ambas encontram-se os dois santos e o corvo carregando o pão para os eremitas.

Velázquez representou na mesma composição várias cenas da vida dos dois eremitas, que, infelizmente, nem todas são perceptíveis ao observador. Começando pelo fundo, observando a primeira cena:

1- Santo Antônio procura por São Paulo, e encontra pelo caminho, à margem do rio, um centauro, a quem pede informações.
2- Mais à frente, Santo Antônio depara-se com uma personagem com dois cornos, rabo e pés de bode.
3- À direita, dentro da grande rocha, que fica atrás de São Paulo, em primeiro plano, o santo bate à porta da gruta ali escavada;
4- Santo Antônio encontra-se com São Paulo, com suas vestes singelas e pés descalços e cajado no colo. Assentados, põem-se a orar. Enquanto isso, um corvo traz no bico um pedaço de pão para os dois homens santos.
5- Dois leões, tendo um deles somente a cabeça visível, cavam a sepultura de São Paulo, que jaz deitado, enquanto Santo Antônio reza junto a seu corpo sem vida.

Ficha técnica
Ano: c. 1636-1644
Dimensões: 261 x 191,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Museu do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Velázquez/ Taschen
Velázquez/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *