Veronese – PAISAGEM COM VILA E CARRUAGENS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pacovica

Pinte o que mais lhe agradar. (Daniel Barbaro)

O afresco Paisagem com Vila e Carruagens é uma obra do pintor maneirista italiano Paolo Veronese. Foi feita para o rico Daniel Barbaro, a fim de ornamentar sua Villa Barbaro, em Maser, cujo arquiteto foi o famoso Andrea Palladio. Amigo de Varonese, Daniel deu-lhe inteira liberdade para ornamentar seu palácio em conformidade com seu próprio gosto. O trabalho do artista para a Barbaro deixa patentes três pontos essenciais de sua arte: a simetria na composição, a presença da arquitetura e a descrição do cotidiano.

Este painel, ao ser pintado numa parede, sugere a existência de uma janela que dá acesso à suposta vista. Em primeiro plano são vistas manchas verdes e cor de terra, que repassam a sensação de sombra. São poucas as paisagens feitas pelo artista, mas nas poucas que fez, como neste caso, exprimiu imaginação e liberdade. Esta obra foi tão sublime que, séculos mais tarde, as pinturas da Villa Barbaro seriam igualadas às músicas de Bach.

A pintura mostra uma alameda com gigantescas árvores. Em primeiro plano está um homem conduzindo três cachorros. Mais atrás, uma carroça, guiada por um cocheiro e puxada por dois cavalos brancos, conduz duas mulheres ricamente vestidas. Dois homens a cavalo e dois outros a pé, acompanham a carruagem. Ao fundo vê-se a imponente Villa Barbaro. Uma carruagem está parada em frente, mostrando alguém que desce (ou sobe). Pessoas são vistas nas varandas. Um homem está sentado debaixo de uma árvore, ao lado de seu animal. Um céu majestosamente azul com nuvens brancas e três aves voando encimam a paisagem.

Ficha técnica
Ano: c. 1561
Técnica: afresco
Dimensões: medidas não encontradas
Localização: Villa Barbaro, Maser, Itália

Fontes de pesquisa
Veronese/ Abril Cultural
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *