Vicente do Rego Monteiro – SANTO ANTÔNIO…

Autoria de LuDiasBH

Santo Antonio

A pintura Santo Antônio Falando aos Peixes é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro, de temática religiosa. Representa a visão  do santo conversando com os peixes. Esta é  segunda tela do artista com o mesmo tema.

Santo Antônio está postado de perfil, voltado para a direita da tela, onde se encontram os peixes, também na vertical. Sua figura é morena, bem semelhante à dos índios brasileiros. Ele usa um hábito que desce até seus pés, cingido por um cordão. A cor de sua vestimenta é quase igual à de sua pele. Traz as mãos levantadas, com as palmas viradas para os peixes, simbolizando que é para eles que dirige suas palavras. O fundo ocre e as linhas mais claras em torno do cordão, capuz e braço, são responsáveis por dar relevo à figura do santo. O modo como a figura foi pintada está de acordo com a representação popular feita pelos oleiros e santeiros nordestinos e do Vale do Jequitinhonha.

Dezoito peixes, em cor marrom-avermelhada, dispostos em águas de cor verde, estão de frente para o santo, como se o observasse atentamente. As ondas, representadas por linhas brancas, ao mesmo tempo em que os apoia, repassam a ideia de movimento e sensação de relevo, ao arremessar os peixes para fora da água.

Esta tela foi pintada no ano da morte do artista.

Ficha técnica
Ano: 1970
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 83,5 x 48 cm
Localização: Acervo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Recife, Brasil

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *