Vitale de Bologna – MADONA E MENINO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O painel denominado Madona e Menino é obra do pintor italiano Vitale de Bologna (c.1300/1310 – 1360), que viveu no início do Renascimento. O artista vem sendo redescoberto no estudo da arte, num reconhecimento ao seu excepcional trabalho. O pintor foi educado na Universidade de Bologna, tendo mantido sua herança romanesca e recebido grande influência de Giotto. Também se interessou por outras correntes tendo, inclusive, adotado elementos góticos em seu maravilhoso trabalho.

A composição acima faz parte dos primeiros anos de maturidade do artista e lembra-nos os trabalhos de Simone Martini. A Virgem detém seu crescido Menino na altura de seus ombros,  segurando-o com a mão direita que mostra seus longos dedos envolta do tronco do pequenino, enquanto, com a esquerda, sustenta seu corpinho. Ela veste um manto azul-marinho, salpicado de estrelas douradas. Seu olhar está voltado para o observador. O Menino Jesus, com um pequeno manto a cobrir-lhe o corpo, deixando o tronco e barriga de fora, olha para a esquerda e levanta os dois dedinhos em postura de bênção.

Quatro devotos encontram-se à esquerda, em segundo plano. A presença de açoites nas mãos leva-nos a crer que sejam penitentes.

Ficha técnica
Ano: c.1355
Técnica: painel
Dimensões: 98,5 x 76,5 cm
Localização: Museus do Vaticano, Roma, Itália

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *