Weyden – MADALENA LENDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

amale   amale1

Até os seus dedos, posicionados em forma de círculo, sugerem plenitude, perfeição. (Charles Darwent)

A composição denominada Madalena Lendo é parte de uma obra do pintor nórdico Rogier van der Weyden. Trata-se de um dos três fragmentos de um grande retábulo do século XV, que foram encontrados, cuja causa do desmembramento ainda é desconhecida

Maria Madalena está sentada sobre um banquinho (presume-se pela altura de suas pernas), com uma almofada vermelha atrás, recostada num armário de madeira.  Traz no colo um suporte com seu livro de orações em cima de um lenço branco, para protegê-lo. Os dois fechos do livro são feitos em ouro. Seus olhos estão voltados para baixo, e ela se mostra piedosamente concentrada em sua leitura. Usa um belo vestido verde, forrado com pele, com dobras magníficas, ajustado por um cinto preto debaixo do busto, e um saiote brocado. Ao seu lado está um frasco branco com unguento, seu atributo na arte cristã, junto a uma linha de pregos e ao fecho dourado de seu cinto. Suas vestes e o armário de madeira sugerem que a cena acontece dentro de um requintado interior doméstico.

O mais interessante nesta pintura é que, antes de sua limpeza efetuada em 1955 e 1956, via-se apenas Maria Madalena (figura à direita) e parte do armário. Havia sido aplicada, ao fundo da pintura, uma forte camada de tinta escura, que foi removida. Qual não foi a surpresa dos restauradores ao descobrirem que havia um armário por inteiro, assim como parte de duas outras figuras. A de pé, segurando um rosário de contas de cristal é tida como São José. A outra, possivelmente ajoelhada, vestindo um manto vermelho e deixando o pé descalço à vista, é tida como a de um santo ou de uma santa.  O armário é mostrado por inteiro, inclusive sendo vistas as bases de alguns objetos sobre ele. Além disso, aparece uma janela mostrando uma magnífica paisagem com um canal e um arqueiro em cima do muro do jardim. Existe também outra figura caminhando do outo lado do canal.

Este painel faz parte do lado direito de um retábulo, em cujo centro estava Madona e o Menino com São João Evangelista e, à esquerda havia duas figuras.  O artista criou um belo volume de espaço, que recebe um jogo de luz vindo do primeiro plano e do fundo, o que produz inúmeras sombras e relevos.

 Ficha técnica
Ano: c. 1438
Técnica: óleo sobre mogno, transferido de outro painel
Dimensões: 62,2 x 54,4 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/rogier-van-der-weyden-the-magdalen-reading
http://www.wga.hu/html_m/w/weyden/rogier/18fracop/1magdale.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *