Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada La Petite Pelisse ou Elena Fourment com Peles é uma obra do pintor barroco Peter Paul Rubens, o mais importante de todos os pintores flamengos do século XVII. Na tela ele retrata sua segunda esposa, como se fora ela uma deusa mitológica com peles.
Rubens casou-se com Elena Fourment quando essa estava com 16 anos, a mesma idade do filho mais velho do pintor com sua esposa Isabella Brant que morreu aos 34 anos. Quando se casou pela segunda vez o artista contava com 50 anos. Apesar da grande diferença de idade, eles foram imensamente felizes. Elena serviu de modelo para várias telas do marido. O pintor barroco pintou-a muitas vezes, sozinha ou ao lado de seus filhos, sendo La Petite Pelisse a sua obra preferida, tanto é que a manteve sempre consigo. Em seu testamento deixou-a para sua esposa Elena.
Na composição La Petite Pelisse Elena encontra-se de pé com o corpo quase nu. Apenas parte dele está coberto por um casaco escuro de pele. Ela olha diretamente para o observador. No gesto de ajuntar os seios, como se estivesse a ocultá-los, mostra certa inocência.
Ficha técnica
Ano: 1638
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 176 x 83 cm
Localização: Kunsthistoriesches Museum, Viena Áustria
Fontes de pesquisa
Rubens/ Taschen
http://www.francetvinfo.fr/culture/expos/louvre-lens-trois-cles-pour-comprendre
Views: 6