Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor francês Louis Le Nain (1593 – 1648), também conhecido por o Romano, ao chegar a Paris, vindo de Lyon, juntamente com dois irmãos Antoine e Mathieu, ali abriu uma oficina de pintura. Anteriormente a isso nada se sabe sobre sua formação artística, assim como é difícil, muitas vezes, saber qual foi a obra pintada por esse ou aquele, pois os três costumavam trabalhar numa mesma tela. Mas é certo que Louis foi o mais criativo dos três. Através do apelido recebido é provável que tenha ido a Roma. Fez parte da Academia Real de Pintura e Escultura, em Paris. Os irmãos deixaram uma pequena série de pinturas históricas, mas preferiram as cenas de vida no campo, uma vez que vieram de uma família do meio rural.
A composição Paisagem com Camponeses, obra do artista, mostra uma cena doméstica, em que uma camponesa já idosa, sentada com as mãos no colo, à esquerda, próxima a um imenso muro, observa algumas crianças a brincar, possivelmente seus netos. Três garotos, sendo dois meninos e uma menina, encontram-se em primeiro plano, dois deles olhando para o observador, enquanto o do meio traz os olhos voltados para o que parece ser uma flauta.
Na estrada, em direção contrária à das crianças, passa um jovem com um chapéu na mão. Mais distante vê-se uma imensa paisagem, com céu e terra encontrando-se no horizonte, ambos ocupando, praticamente, o mesmo tamanho na tela. Pessoas tangem o gado, ovelhas ainda se encontram a pastar e um homem anda a cavalo. Uma pequena casa, com uma matinha na frente, situa-se na parte central da composição. Mais distante, em direção ao horizonte, várias edificações são vistas num terreno mais inclinado. As sombras espalhadas pela paisagem mostram que o sol não tarda a esconder-se.
Ficha técnica
Ano: c.1640
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 46 x 57 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA
Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
Views: 15