Autoria de Lu Dias Carvalho
O artista francês Nicolas Lancret (1690–1743) iniciou seus estudos na oficina de Pierre Dublin, pintor de história, após um rápido início como gravador e desenhista. Não se realizando com o gênero, foi estudar com Claude Gillot, tendo ali recebido influência de seu colega Antoine Watteau. Veio depois a tornar-se mestre orientador do estilo de pintura denominado “fête galante” (festas galantes) — um novo gênero de paisagens — sendo responsável, portanto, por um ramo específico do paisagismo francês no período do Rococó. O pintor tornou-se respeitado e muito apreciado à época. É tido, ao lado de Jean- Baptiste Pater, como o mais importante dos artistas que receberam influência de Watteau.
A composição intitulada O Balouço é uma obra do artista. Em sua pintura ele apresenta dois aristocratas — usando roupas da época — divertindo-se numa cena íntima, ao ar livre, num bosque. A jovem, sentada num balanço situado entre duas grandes árvores, é puxada pelo acompanhante que usa uma corda para fazer o vai e vem. Ela se mostra faceira, voltando a cabeça para a sua direita. O terreno é ligeiramente inclinado.
O pintor fez outros quadros com esta mesma temática.
Ficha técnica
Ano: c. 1735
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 70 x 89 cm
Localização: Victoria e Alberto Museum, Londres, Grã-Bretanha
Fontes de Pesquisa:
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Rococó/ Editora Taschen
Views: 34
Lu
Possuo dois quadros com fotografia de Nicolás Lancrest. Gostaria de vendê-los.
Izabel
Agradeço a sua visita a este espaço e comentário. Volte mais vezes.
Quanta às gravuras que possui de obras do artista em questão, poderá vendê-las em um sebo ou galeria, caso sua cidade possua uma ou outra. Veja o link abaixo no YouTube, onde poderá anunciar gratuitamente. Se alguém se interessar aqui, eu aviso para você.
https://www.youtube.com/watch?v=TNB4dZbAea8
Abraço,
Lu