(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)
As últimas décadas do século XIX e o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial primaram pela prosperidade e pela modernidade e foi justamente nesse período que surgiram dois novos movimentos artísticos: o Simbolismo e a Arte Nova (ou Art Nouveau). A França foi o berço do Simbolismo, mas contou com adeptos em grande parte da Europa, sendo Paris e Bruxelas os mais importantes centros do pensamento e da obra simbolista, cujas raízes estavam fincadas no Movimento Estético que achava ser mais importante trazer à imaginação um clima com leves harmonias de cor ao invés de narrar uma história. Os anos 1880 foram o ápice desse movimento.
- O Simbolismo pode ser descrito como um movimento artístico surgido na década de 1880 que se contrapôs ao materialismo e às mudanças tecnológicas do século XIX, ou seja, foi uma oposição aos movimentos naturalistas:
- Realismo e Impressionismo
- Expressionismo e Realismo
- Romantismo e Pontilhismo
- Maneirismo e Cubismo
- Embora tenha se expandido por grande parte da Europa, a ————– foi o berço do Simbolismo:
- Alemanha
- França
- Holanda
- Itália
- Os pintores simbolistas criticavam os movimentos naturalistas que se dedicavam apenas ao que viam e renegavam:
- a realidade e o senso de humor.
- as linhas, os contornos e as cores forte.
- a imaginação, o intelecto e as emoções.
- os estilos ligados ao Classicismo.
- Marque a alternativa incorreta acerca do Simbolismo:
- Paris e Bruxelas foram os mais importantes centros do pensamento e da obra simbolista
- Os anos 1880 foram o ápice desse movimento.
- Os simbolistas não tinham conhecimento sobre a existência do subconsciente.
- O “sonho simbolista” é o mesmo sonho analisado por Freud, aquele que se tem ao dormir.
- Sendo o sonho uma fonte de inspiração dos escritores e pintores simbolistas, é normal que suas obras tenham como característica:
- a nudez das deusas da mitologia greco-romana.
- um componente fantástico e imagens cheias de emocionalidade.
- a representação do homem de uma maneira realista.
- o uso da perspectiva segundo os princípios matemáticos e geométricos.
- Acerca da afirmação “No que diz respeito à poesia simbolista, sua característica principal era a de botar o sentido do poema em um segundo plano, para que os sons das palavras, ou seja, seus aspectos materiais, ganhassem mais destaque”, podemos dizer que:
- está totalmente incorreta.
- encontra-se parcialmente correta.
- pertence à Arte Nova.
- está totalmente correta.
- Os pintores simbolistas pegaram esta ideia do pintor francês ———- e desenvolveram-na.
- Delacroix
- Paul Gauguin
- Paul Monet
- Jacques-Louis David
- A imagem de ………., personagem bíblica, em razão de sua sensualidade era extremamente popular entre os simbolistas, sendo ao mesmo tempo objeto de horror e de fascínio.
- Rute
- Susana
- Judite
- Salomé
- Um dos mais aclamados pintores simbolistas foi:
- Caravaggio
- El Greco
- Edvard Munch
- Georges Seurat
- Poeta brasileiro tido como o precursor do Simbolismo no Brasil:
- João da Cruz e Souza
- João da Costa Guimarães
- Augusto dos Anjos
- Eugênio de Castro
Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO SIMBOLISMO
Jan Toorop – AS TRÊS NOIVAS
Munch – A DANÇA DA VIDA
Gabarito
1a / 2b / 3c / 4d / 5b / 6d / 7a / 8d / 9c / 10a
Views: 234
Excelente os exercícios, assim assimilo melhor o que venho lendo…
Maria Matos
Tenho procurado escrever numa linguagem bem fácil, a fim de ajudar os alunos do ENEM e os amantes das artes. Fico feliz que esteja acompanhando o meu trabalho. Não deixe de ler também as obras referentes aos estilos. Obrigada!
Abraços,
Lu