Teste – A ARTE DO SIMBOLISMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

As últimas décadas do século XIX e o período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial primaram pela prosperidade e pela modernidade e foi justamente nesse período que surgiram dois novos movimentos artísticos: o Simbolismo e a Arte Nova (ou Art Nouveau). A França foi o berço do Simbolismo, mas contou com adeptos em grande parte da Europa, sendo Paris e Bruxelas os mais importantes centros do pensamento e da obra simbolista, cujas raízes estavam fincadas no Movimento Estético que achava ser mais importante trazer à imaginação um clima com leves harmonias de cor ao invés de narrar uma história. Os anos 1880 foram o ápice desse movimento.

  1. O Simbolismo pode ser descrito como um movimento artístico surgido na década de 1880 que se contrapôs ao materialismo e às mudanças tecnológicas do século XIX, ou seja, foi uma oposição aos movimentos naturalistas:

    1. Realismo e Impressionismo
    2. Expressionismo e Realismo
    3. Romantismo e Pontilhismo
    4. Maneirismo e Cubismo

  2. Embora tenha se expandido por grande parte da Europa, a ————– foi o berço do Simbolismo:

    1. Alemanha
    2. França
    3. Holanda
    4. Itália

  3. Os pintores simbolistas criticavam os movimentos naturalistas que se dedicavam apenas ao que viam e renegavam:

    1. a realidade e o senso de humor.
    2. as linhas, os contornos e as cores forte.
    3. a imaginação, o intelecto e as emoções.
    4. os estilos ligados ao Classicismo.

  4. Marque a alternativa incorreta acerca do Simbolismo:

    1. Paris e Bruxelas foram os mais importantes centros do pensamento e da obra simbolista
    2. Os anos 1880 foram o ápice desse movimento.
    3. Os simbolistas não tinham conhecimento sobre a existência do subconsciente.
    4. O “sonho simbolista” é o mesmo sonho analisado por Freud, aquele que se tem ao dormir.

  5. Sendo o sonho uma fonte de inspiração dos escritores e pintores simbolistas, é normal que suas obras tenham como característica:

    1. a nudez das deusas da mitologia greco-romana.
    2. um componente fantástico e imagens cheias de emocionalidade.
    3. a representação do homem de uma maneira realista.
    4. o uso da perspectiva segundo os princípios matemáticos e geométricos.

  6. Acerca da afirmação “No que diz respeito à poesia simbolista, sua característica principal era a de botar o sentido do poema em um segundo plano, para que os sons das palavras, ou seja, seus aspectos materiais, ganhassem mais destaque”, podemos dizer que:

    1. está totalmente incorreta.
    2. encontra-se parcialmente correta.
    3. pertence à Arte Nova.
    4. está totalmente correta.

  7. Os pintores simbolistas pegaram esta ideia do pintor francês ———- e desenvolveram-na.

    1. Delacroix
    2. Paul Gauguin
    3. Paul Monet
    4. Jacques-Louis David

  8. A imagem de ………., personagem bíblica, em razão de sua sensualidade era extremamente popular entre os simbolistas, sendo ao mesmo tempo objeto de horror e de fascínio.

    1. Rute
    2. Susana
    3. Judite
    4. Salomé

  9. Um dos mais aclamados pintores simbolistas foi:

    1. Caravaggio
    2. El Greco
    3. Edvard Munch
    4. Georges Seurat

  10. Poeta brasileiro tido como o precursor do Simbolismo no Brasil:

    1. João da Cruz e Souza
    2. João da Costa Guimarães
    3. Augusto dos Anjos
    4. Eugênio de Castro

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO SIMBOLISMO
Jan Toorop – AS TRÊS NOIVAS
Munch – A DANÇA DA VIDA

Gabarito

1a / 2b / 3c / 4d / 5b / 6d / 7a / 8d / 9c / 10a

2 pensou em “Teste – A ARTE DO SIMBOLISMO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Maria Matos

      Tenho procurado escrever numa linguagem bem fácil, a fim de ajudar os alunos do ENEM e os amantes das artes. Fico feliz que esteja acompanhando o meu trabalho. Não deixe de ler também as obras referentes aos estilos. Obrigada!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *