O TRIUNFO DE GALATEIA (Aula nº 47 E)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

Já vimos em aulas passadas que o pintor e arquiteto Rafael Sanzio — ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo — é um dos artistas mais brilhantes da arte florentina. Nossa de aula hoje diz respeito a uma de suas primorosas obras. Primeiramente é necessário acessar o link Rafael – O TRIUNFO DE GALATEIA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário:

Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.

  1. A composição intitulada “O Triunfo de Galateia” é uma obra:

    1. renascentista
    2. românica
    3. gótica
    4. bizantina

  2. A pintura faz referência a um tema:

    1. bíblico
    2. mitológico
    3. lúdico
    4. histórico

  3. Todas as afirmações acerca da obra estão corretas, exceto:

    1. O banqueiro italiano Agostino Chig foi responsável pela encomenda da obra.
    2. O poema citado descreve a paixão do ciclope Polifemo pela ninfa marinha Galateia.
    3. Na composição Galateia escarnece da canção de amor que Polifemo canta em sua homenagem.
    4. A imagem do gigante Polifemo aparece no canto esquerdo, abraçando uma ninfa.

  4. Para compor o rosto de Galateia — segundo algumas informações — Rafael modificou ligeiramente um antigo retrato de:

    1. Santa Maria Madalena
    2. Santa Terezinha das Rosas
    3. Santa Catarina de Alexandria
    4. Santa Rita de Cássia

  5. Três meninos — os pequenos Cupidos — armados de arco e flechas miram a jovem Galateia, tentando:

    1. Acordar o seu amor pelo gigante.
    2. Chamar a sua atenção para o perigo.
    3. Protegê-la contra as forças de Polifemo.
    4. Amedrontar o apaixonado gigante.

  6. Todas as afirmações sobre Galateia são verdadeiras, exceto:

    1. Ela é a figura de maior destaque da pintura — o centro da composição.
    2. Ao segurar as rédeas de seu carro, ela mostra que não tem controle da situação.
    3. A ninfa dos mares indica a sua preferência pelo amor espiritual.
    4. O tristão e seu cavalo assemelham-se nas poses e cores às esculturas de mármore da arqueologia romana.

  7. Todas as afirmações acerca da composição estão corretas, exceto:

    1. Cada figura corresponde a uma outra figura e cada movimento dá origem a um movimento contrário.
    2. Os Cupidos apresentam movimentos recíprocos, a exemplo do que nada rente à embarcação, correspondendo ao que se encontra no topo do quadro.
    3. O ágil carro de Galateia — feito de uma gigantesca concha — é impelido da direita para a esquerda.
    4. Ao ouvir a cantoria de amor do gigante Polifemo, Galateia volta seu rosto para ele e sorri.

  8. Tudo converge para o meigo rosto de Galateia: as linhas do quadro, a começar das…………… dos Cupidos até as rédeas que ela mantém nas mãos, recurso esse que dá a sensação de um movimento contínuo em toda a obra, deixando-a totalmente equilibrada.

    1. arcos
    2. asas
    3. flechas
    4. pernas

  9. Ao arranjar as figuras de sua composição, Rafael conseguiu realizar aquilo que a geração mais antiga tentara obter: uma perfeita e harmoniosa composição, porque:

    1. As figuras movimentam-se livremente.
    2. As cores e as figuras sobrepõem-se.
    3. Não há diferença entre o  céu e o mar.
    4. Os seres marinhos parecem numa bacanal.

  10. A ninfa Galateia caía de amores pelo pastor………….. — filho do deus Pã e de uma ninfa —, sendo seu amor plenamente correspondido.

    1. Aristeu
    2. Ácis
    3. Sísifo
    4. Fauno

11.Um……………. aprisiona sua ninfa em seus musculosos braços. 

    1. gigante
    2. tritão
    3. fauno
    4. centauro

12.Um………. carrega a sua amada nas costas.

    1. fauno
    2. deus
    3. tritão
    4. centauro

13.As formas anatômicas das figuras masculinas lembram as de………..

    1. Michelangelo
    2. Bramantino
    3. Michelozzo
    4. Da Vinci

14. A obra em questão é:

a. um mosaico
b. uma pintura a óleo
c. um afresco
d. uma aquarela

Gabarito
1.a / 2.b / 3.d / 4.c / 5.a / 6.b / 7.d / 8.c / 9.a / 10.b/ 11.b /12.d/ 13.a/ 14.c

Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – RAFAEL SANZIO

Views: 16

2 comentaram em “O TRIUNFO DE GALATEIA (Aula nº 47 E)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu
    Mais uma vez agradeço por tudo que aprendi até agora. O conhecimento nos leva a ver e sentir a vida sob outro ponto de vista. Sobre o passado, do qual eu não conhecia quase nada, sobre o presente, em que estou aprendendo sobre conhecimentos muito úteis.

    Bom, estive lendo sobre O Triunfo de Galateia, afresco de Rafael Sanzio, prestigiado pintor e arquiteto italiano. Seus trabalhos nos mostram como ele sabia pintar a beleza com muita graça. Interpretou a mitologia grega com todos os detalhes, sobre uma história de amor e suas etapas. Mostra-nos tudo com perfeição e suavidade. Ainda muito jovem começou a pintar, infelizmente, faleceu ainda muito novo, aos 37 anos. Mas durante esse pouco tempo, deixou para o mundo apreciar todo o seu talento grandioso, criativo. Obras que nos mostram toda a sua genialidade.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Marinalva

      Você não tem nada por que agradecer, pois todo o seu aprendizado tem sido fruto de seu esforço, de sua vontade de enxergar o mundo sobre prismas diferentes. Sobre o conhecimento só posso dizer que ele nos liberta. Sua busca deve ser contínua.

      Parabéns por ser uma das mais efetivas participantes no nosso curso de História da Arte. É um prazer tê-la conosco.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *