PIETÀ (Aula nº 47 D)
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

  (Clique no link para ampliar a imagem.)

Michelangelo Buonarroti — ao lado de Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio — é um dos artistas mais brilhantes da arte florentina, destacando-se tanto na arte pictórica quanto na escultórica. Estudamos hoje uma de suas belíssimas obras escultóricas, sobre a qual comentou o historiador Giorgio Vasari: É um milagre que o que já foi uma rocha qualquer possa assumir uma forma que a natureza dificilmente cria na carne humana”. Primeiramente é necessário acessar o link Michelangelo – PIETÀ e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.

  1.  Essa escultura de mármore foi encomendada pelo cardeal francês Jean Bilhères para adornar uma capela na Basílica de São Pedro, onde ele seria:

    1. coroado papa
    2. eleito embaixador
    3. chefe de liturgia
    4. sepultado

  2. Sobre a pedra de mármore a ser trabalhada não se pode dizer que:

    1. Foi o artista quem fez dela a sua própria escolha.
    2. Michelangelo encomendou o melhor mármore.
    3. A pedra era isenta de imperfeições ou impurezas.
    4. A pedra tinha apenas duas diminutas imperfeições.

  3. A palavra italiana “Pietà” significa………………. em português.

    1. prece
    2. paciência
    3. piedade
    4. perdão

  4. O objetivo da obra é mostrar……………… de Maria após a retirada do corpo de seu filho Jesus Cristo da cruz.

    1. o conformismo
    2. o sofrimento
    3. a paciência
    4. a exaltação

  5. Esse tema era incomum na pintura florentina e dificílimo de ser visto na escultura, principalmente em se tratando de uma estátua de mármore feita em tamanho natural. A estrutura do conjunto arquitetônico tem a forma:

    1. oval
    2. retangular
    3. cônica
    4. piramidal

  6. A obra foi feita num bloco de apenas…………………… de espessura, embora repasse uma sensação de monumentalidade e profundidade.

    1. um metro
    2. um metro e meio
    3. oitenta centímetros
    4. dois metros e meio

  7. Todas as afirmativas acerca desta obra escultórica são verdadeiras, exceto:

    1. Há uma relação perfeitamente equilibrada entre Mãe e Filho.
    2. O artista aborda o realismo doído, visto em outras obras.
    3. A Virgem e seu Filho são de uma beleza gótica inimaginável.
    4. O corpo de Jesus não está contido dentro da figura da Virgem.

  8. O rosto delicado e sereno da Virgem foge à tradição da iconografia usual em que ela era interpretada com uma expressão de dor extremada. Na época, alguns notaram que Maria apresentava-se muito jovem para ter um filho de 33 anos, isto significa que:

    1. O artista preferiu não seguir as regras ditadas pela arte cristã.
    2. A tradição iconográfica e teológica aceitava tais discordâncias.
    3. Michelangelo optou por privilegiar os traços jovens da Virgem.
    4. A visão teológica cristã não atribuía idade aos seres divinais.

  9. Ao conter o corpo de Jesus em total abandono dentro da figura da Virgem, desde a cabeça até os pés, Michelangelo quis repassar a sensação de que:

    1. Ela estava a envolvê-lo.
    2. Cristo mostrava-se humano.
    3. Maria era maior do que Jesus.
    4. Estavam irmanados na dor.

  10. Não existem alterações extremadas no rosto oval da Madona que é retratada como uma jovem mãe, pois sua juventude é a representação de sua:

    1. beleza
    2. bondade
    3. humildade
    4. castidade

  11. A mão esquerda de Maria, aberta, como se mais nada pudesse fazer, mostra ao mundo…………………..

    1. sua injustiça
    2. sua maldade
    3. seu filho morto
    4. sua dor extremada

  12. O estiramento do braço direito de Jesus repassa um sentimento de……………….

    1. indagação
    2. abandono
    3. amargura
    4. martírio

  13. Michelangelo mostra sua maestria sobretudo no pregueado dos tecidos, assim como ……………….

    1. no polimento dado à obra.
    2. na postura do pé esquerdo de Jesus.
    3. nos ossos visíveis do tronco de Cristo.
    4. no véu que cobre o rosto de Maria.

  14. Ao dar por terminada a sua obra, Michelangelo ficou tão maravilhado com sua beleza que colocou a sua assinatura na cinta que desce do ombro direito da Virgem, passando por entre seus seios. Essa foi a………………… em que assinou uma obra.

    1. última vez
    2. terceira vez
    3. segunda vez
    4. única vez

  15. A Pietà é tida como a primeira obra-prima do gênero e como uma das mais fascinantes esculturas…………………. a retratar a mãe do Salvador com uma pureza jamais vista. O artista cumpriu sua palavra, quando disse que “Seria uma obra tal que nenhum mestre da época poderia fazê-la melhor”.

    1. da arte gótica
    2. de todos os tempos
    3. do Renascimento
    4. da Idade Média

  16. A obra Pietà que faz parte de exposições não é a verdadeira, pois essa foi danificada por um homem com um martelo. A verdadeira, restaurada, não mais deixa a Catedral de Notre-Dame na…………………

    1. França
    2. Itália
    3. Alemanha
    4. Inglaterra

Gabarito
1.d / 2.a / 3.c / 4.b / 5.d / 6.a / 7.d / 8.b / 9.a / 10.d / 11.c / 12.b / 13.a / 14.d / 15.b / 16.a

Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:  
Mestres da Pintura – MICHELANGELO BUONARROTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *