Autoria de Lu Dias Carvalho
A descoberta da perspectiva e o estudo da natureza também trouxeram dificuldades aos artistas. Como nos ensina o Prof. E. H. Gombrich, “Cada descoberta numa direção gera uma nova dificuldade em algum outro ponto”. Ao adotar o conceito de que a pintura deveria refletir a realidade, os artistas viram-se com dificuldades para dispor as figuras harmoniosamente na composição. Dentre os artistas florentinos da segunda metade do século XV que tentavam resolver tal questão estava o pintor Sandro Botticelli. Nossa aula de hoje diz respeito a uma de suas primorosas pinturas, famosa em todo o mundo. Primeiramente é necessário acessar o link Botticelli – O NASCIMENTO DE VÊNUS e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.
- A pintira intitulada “O Nascimento de Vênus” tem como tema:
- uma lenda cristã
- um mito clássico
- um fato histórico
- uma narrativa bíblica
- O responsável pela encomenda dessa obra pictórica foi um membro da família:
- Medici
- Bórgia
- Sforza
- Gonzaga
- A composição em estudo retrata a chegada de Vênus, nascida…………. à terra.
- dos raios do sol
- do sopro do vento
- da espuma do mar
- do perfume das flores
- Embora a deusa encontre-se desnuda, ela repassa……………….
- grande erotismo
- imenso entusiasmo
- acentuado desalento
- extrema pureza
- Vênus se encontra dentro de uma enorme concha que é impelida para a praia pelo deus……………. e pela ninfa…………….
- Zéfiro / Clóris
- Mercúrio / Dóris
- Júpiter / Métis
- Febo / Galateia
- A delgada deusa Vênus cobre um dos seios com a mão direita e a virilha com a esquerda, usando as pontas de seus longos cabelos ruivos — gesto comum às pessoas…………….
- luxuriosas
- recatadas
- lascivas
- sensuais
- Vênus desliza sobre o mar de pé na parte mais pontuda da concha, numa atitude de …………………, com seu olhar meigo e distante, imersa em seus pensamentos.
- desconfiança
- ansiedade
- confiança
- preocupação
- A rosa — símbolo do amor — é a flor sagrada de Vênus e foi criada quando ela nasceu. Os espinhos das rosas são para nos lembrar que o amor:
- Está sempre ao lado das pessoas boas.
- Depende de como cada um leva a vida.
- Só machuca aqueles que o destratam.
- Muitas vezes pode acabar machucando.
- Entrelaçados, os deuses alados, presentes na pintura, impelem Vênus para a praia em meio a uma chuva………
- de flores
- de estrelas
- de folhas
- de ouro
- A deusa Hora é uma das quatro Horas que simbolizam as estações do ano. Ela simboliza a primavera — estação……….
- da meditação
- do renascimento
- da introspecção
- do rejuvenescimento
- Os personagens possuem mãos e pés bem delineados e fortes, apresentando dedos……………. — uma característica das figuras pintadas por Botticelli.
- curtos
- grossos
- alongados
- pequenos
- Todo o quadro é perfeitamente harmonioso e tem……………. como figura central.
- Hora
- Zéfiro
- Clóris
- Vênus
- O Nascimento de Vênus foi uma pintura revolucionária para o seu tempo, por ser a primeira obra de grande porte renascentista a tratar…………………
- de um tema laico e mitológico
- de um tema laico e sacro
- Vênus como uma divindade religiosa
- a natureza com grande respeito
- Chega a ser surpreendente que esse quadro tenha escapado da ira sagrada do monge beneditino……………….. que consumiu outras tantas obras de Botticelli porque, segundo o extremista, teriam “influências pagãs”.
- Fra Angelico
- Girolamo Savonarola
- Fra Filippo Lippi
- Guidolino da Pietro
- A técnica usada por Botticelli na obra foi:
- afresco
- óleo sobre tela
- têmpera sobre tela
- guache
Gabarito
1.b / 2.a / 3.c / 4.d / 5.a / 6.b / 7.c / 8.d / 9.a / 10.b / 11.c / 12.d / 13.a / 14.b / 15.c
Obs.: Conheça mais sobre a vida desse artista fantástico acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – SANDRO BOTTICELLI
Views: 36
Lu
Foi com prazer e alegria que respondi o questionário sobre essa importante obra do Botticelli. A beleza plástica da obra, rica em detalhes e a utilização das técnicas da perspectiva e profundidade encantam o observador. Interessante que o pescoço alongado da diva quase não é percebido pela harmonia da composição. Chamou minha atenção a luz refletida no corpo de Vênus – enfatizando suas curvas – e o título da obra, considerando que Vênus já existia quando Botticelli a pintou.
Adevaldo
Vejo com grande alegria como você vem se tornando um grande estudioso da História da Arte. Suas análises estão cada vez mais profundas, ricas e interessantes. São pessoas como você que me dão a alegria de continuar em frente, dividindo um pouco do que tenho aprendido. Gostei da sua observação sobre o título. Muito interessante!
Abraços,
Lu