A PRIMAVERA (Aula nº 43 B)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

A descoberta da perspectiva e o estudo da natureza também trouxeram dificuldades aos artistas. Como nos ensina o Prof. E. H. Gombrich, “Cada descoberta numa direção gera uma nova dificuldade em algum outro ponto”. Ao adotar o conceito de que a pintura deveria refletir a realidade, os artistas viram-se com dificuldades para dispor as figuras harmoniosamente na composição. Dentre os mestres florentinos da segunda metade do século XV que tentavam resolver tal questão estava o pintor Sandro Botticelli. Nossa aula hoje diz respeito a uma de suas primorosas obras, famosa em todo o mundo. Primeiramente é necessário acessar o link Botticelli – A PRIMAVERA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.

  1.  O quadro, concluído em 1478, tinha por finalidade enfeitar a residência de verão da família……………, ficando ao lado de “O Nascimento de Vênus”. É hoje uma das obras mais populares e reverenciadas na arte ocidental.

    1. Sforza
    2. Gonzaga
    3. Bórgia
    4. Medici

  2. A pintura possui um formato monumental, com figuras em tamanho natural e reverencia a chegada da estação das flores, usando uma temática…………. clássica.

    1. histórica
    2. cristã
    3. mitológica
    4. islâmica

  3. A deusa Vênus é a figura central da composição. Encontra-se vestida com recato e a posição de sua mão direita sugere que esteja:

    1. Observando as flores.
    2. Abençoando toda a cena.
    3. Dirigindo-se a Zéfiro.
    4. Conversando com Flora.

  4. Pelo volume da barriga da deusa da beleza conclui-se que:

    1. Trata-se do pregueado de suas vestes.
    2. Ela se encontra grávida do filho Cupido.
    3. Ela está a simbolizar a Mãe Natureza.
    4. Trata-se tão somente de sua postura.

  5. As árvores atrás de Vênus formam um arco quebrado, a fim de:

    1. Reforçar sua majestosa beleza.
    2. Uni-la aos outros personagens.
    3. Coroá-la como deusa da primavera.
    4. Distingui-la dos demais personagens.

  6. Acima da deusa Vênus está Cupido, seu filho, com os olhos vendados e apontando sua flecha para……………

    1. Clóris
    2. Zéfiro
    3. Três Graças
    4. Mercúrio

  7. As Três Graças representam a beleza, a castidade e a sensualidade, sendo conhecidas como:

    1. Clóris, Flora e Talia
    2. Aglaia, Talia e Eufrósina
    3. Eufrósina, Flora e Talia
    4. Aglaia, Clóris e Flora

  8. À esquerda de Vênus, envolto numa túnica azulada, encontra-se…………. com suas bochechas infladas.

    1. Zéfiro
    2. Mercúrio
    3. Júpiter
    4. Apolo

  9. Uma fileira de flores sai da boca de Clóris após ser fecundada, e ela se transforma-se em ………………, a deusa da primavera.

    1. Hera
    2. Ártemis
    3. Gaia
    4. Flora

  10. As Três Graças apresentam-se sempre dançando e uma delas é retratada em todas as pinturas……….

    1. olhando para Vênus
    2. de costas para o observador
    3. de frente para Zéfiro
    4. com vestes diáfanas

  11. Esta pintura é uma das obras mais encantadoras do estilo………………… italiano.

    1. Renascentista
    2. Românico
    3. Gótico
    4. Bizantino

  12. Alguns críticos de arte dão outros sentidos à pintura, mas a grande maioria afirma que se trata de um grupo de figuras mitológicas num jardim, festejando a……………..

    1. a despedida da primavera
    2. a chegada da primavera
    3. o encontro com Vênus
    4. a fecundação de Clóris

  13. É sabido que esta obra maravilhosa de Sandro Botticelli:

    1. Não tem passado por restauração.
    2. Sofreu uma grande queda.
    3. Perdeu parte de sua base.
    4. Vem escurecendo com o tempo.

  14. Segundo pesquisas, há cerca de………… espécies de plantas identificadas e retratadas na pintura e cerca de……….. espécies diferentes de flores.

    1. 300 / 120
    2. 200 / 100
    3. 500 / 190
    4. 250 / 80

  15. 15. A técnica usada por Sandro Botticelli nesta obra foi:

    1. têmpera sobre madeira
    2. afresco
    3. têmpera sobre tela
    4. óleo sobre tela

Gabarito
1.d / 2.c / 3.b / 4.a / 5.d / 6.c / 7.b / 8.a / 9.d / 10.b / 11.a / 12.b / 13.d / 14.c / 15.a

Obs.: Conheça mais sobre a vida desse primoroso artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – SANDRO BOTTICELLI  

2 comentaram em “A PRIMAVERA (Aula nº 43 B)

  1. Adevaldo R. Souza

    Lu
    O curso está nos ensinando a olhar as obras com mais profundidade nos detalhes. Agora você nos presenteia com mais uma bela obra de Botticelli: uma fascinante pintura com elegantes personagens. Tem uma motivação para o artista apresentar as vestes de Zéfiro azuladas e seu corpo escuro, diferentemente dos outros personagens?

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      Sandro Botticelli criou obras encantadoras. Nessa fase de nosso curso estou trazendo algumas obras dos artistas, de acordo com o estilo estudado, mas quando virmos todos os estilos, quero continuar com essa análise de quadros que acho muito importante para aprimorarmos o nosso olhar sobre uma obra de arte. Quanto ao Zéfiro azulado, penso que seja um modo de representar o vento, mas nunca li nada a respeito. Achei muito interessante a pergunta que surgiu em razão da agudeza de seu olhar.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *