Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique no link para ampliar a imagem.)
Michelangelo Buonarroti — ao lado de Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio — é um dos artistas mais brilhantes da arte florentina, destacando-se tanto na arte pictórica quanto na escultórica. Estudamos hoje uma de suas belíssimas obras escultóricas, sobre a qual comentou o historiador Giorgio Vasari: “É um milagre que o que já foi uma rocha qualquer possa assumir uma forma que a natureza dificilmente cria na carne humana”. Primeiramente é necessário acessar o link Michelangelo – PIETÀ e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.
- Essa escultura de mármore foi encomendada pelo cardeal francês Jean Bilhères para adornar uma capela na Basílica de São Pedro, onde ele seria:
- coroado papa
- eleito embaixador
- chefe de liturgia
- sepultado
- Sobre a pedra de mármore a ser trabalhada não se pode dizer que:
- Foi o artista quem fez dela a sua própria escolha.
- Michelangelo encomendou o melhor mármore.
- A pedra era isenta de imperfeições ou impurezas.
- A pedra tinha apenas duas diminutas imperfeições.
- A palavra italiana “Pietà” significa………………. em português.
- prece
- paciência
- piedade
- perdão
- O objetivo da obra é mostrar……………… de Maria após a retirada do corpo de seu filho Jesus Cristo da cruz.
- o conformismo
- o sofrimento
- a paciência
- a exaltação
- Esse tema era incomum na pintura florentina e dificílimo de ser visto na escultura, principalmente em se tratando de uma estátua de mármore feita em tamanho natural. A estrutura do conjunto arquitetônico tem a forma:
- oval
- retangular
- cônica
- piramidal
- A obra foi feita num bloco de apenas…………………… de espessura, embora repasse uma sensação de monumentalidade e profundidade.
- um metro
- um metro e meio
- oitenta centímetros
- dois metros e meio
- Todas as afirmativas acerca desta obra escultórica são verdadeiras, exceto:
- Há uma relação perfeitamente equilibrada entre Mãe e Filho.
- O artista aborda o realismo doído, visto em outras obras.
- A Virgem e seu Filho são de uma beleza gótica inimaginável.
- O corpo de Jesus não está contido dentro da figura da Virgem.
- O rosto delicado e sereno da Virgem foge à tradição da iconografia usual em que ela era interpretada com uma expressão de dor extremada. Na época, alguns notaram que Maria apresentava-se muito jovem para ter um filho de 33 anos, isto significa que:
- O artista preferiu não seguir as regras ditadas pela arte cristã.
- A tradição iconográfica e teológica aceitava tais discordâncias.
- Michelangelo optou por privilegiar os traços jovens da Virgem.
- A visão teológica cristã não atribuía idade aos seres divinais.
- Ao conter o corpo de Jesus em total abandono dentro da figura da Virgem, desde a cabeça até os pés, Michelangelo quis repassar a sensação de que:
- Ela estava a envolvê-lo.
- Cristo mostrava-se humano.
- Maria era maior do que Jesus.
- Estavam irmanados na dor.
- Não existem alterações extremadas no rosto oval da Madona que é retratada como uma jovem mãe, pois sua juventude é a representação de sua:
- beleza
- bondade
- humildade
- castidade
- A mão esquerda de Maria, aberta, como se mais nada pudesse fazer, mostra ao mundo…………………..
- sua injustiça
- sua maldade
- seu filho morto
- sua dor extremada
- O estiramento do braço direito de Jesus repassa um sentimento de……………….
- indagação
- abandono
- amargura
- martírio
- Michelangelo mostra sua maestria sobretudo no pregueado dos tecidos, assim como ……………….
- no polimento dado à obra.
- na postura do pé esquerdo de Jesus.
- nos ossos visíveis do tronco de Cristo.
- no véu que cobre o rosto de Maria.
- Ao dar por terminada a sua obra, Michelangelo ficou tão maravilhado com sua beleza que colocou a sua assinatura na cinta que desce do ombro direito da Virgem, passando por entre seus seios. Essa foi a………………… em que assinou uma obra.
- última vez
- terceira vez
- segunda vez
- única vez
- A Pietà é tida como a primeira obra-prima do gênero e como uma das mais fascinantes esculturas…………………. a retratar a mãe do Salvador com uma pureza jamais vista. O artista cumpriu sua palavra, quando disse que “Seria uma obra tal que nenhum mestre da época poderia fazê-la melhor”.
- da arte gótica
- de todos os tempos
- do Renascimento
- da Idade Média
- A obra Pietà que faz parte de exposições não é a verdadeira, pois essa foi danificada por um homem com um martelo. A verdadeira, restaurada, não mais deixa a Catedral de Notre-Dame na…………………
- França
- Itália
- Alemanha
- Inglaterra
Gabarito
1.d / 2.a / 3.c / 4.b / 5.d / 6.a / 7.d / 8.b / 9.a / 10.d / 11.c / 12.b / 13.a / 14.d / 15.b / 16.a
Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – MICHELANGELO BUONARROTI
Views: 4