Autoria de Lu Dias Carvalho
(Cliquem na imagem para ampliá-la.)
Os artistas alemães eram hábeis paisagistas, sendo tidos como os mais completos no gênero. As paisagens, durante os primeiros anos do século XVI, passaram a ocupar quase que totalmente o espaço da obra. O artista, além de querer demonstrar a sua mestria, também buscava representar a insignificância do homem que — segundo a visão que tinham naquela parte da Europa — nada mais era do que uma ínfima parte da criação de Deus. Os humanistas e artistas do norte dos Alpes (Alemanha e Países Baixos) não levavam em conta a grandeza e a dignidade do homem, mas, sim, sua debilidade e o abismo que o separava da majestade de Deus, diferindo, assim, dos italianos. A composição que estudamos hoje encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas do mundo. Primeiramente é necessário acessar o link Pieter Bruegel, o Velho – PAISAGEM COM QUEDA DE ÍCARO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: O participante deve ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação das obras.
- A composição denominada Paisagem com a Queda de Ícaro é uma obra ………. do pintor Pieter Bruegel, o Velho.
- bíblica
- mitológica
- histórica
- científica
- A pintura em evidência descreve a parte …………… da narrativa.
- final
- inicial
- central
- introdutória
- O pastor, olhando para o céu, de costas para o mar, enquanto suas ovelhas pastam, encontra-se no …………….. plano;
- terceiro
- primeiro
- segundo
- quarto
- Os personagens principais presentes na composição são:
- Ícaro, um remador, um lavrador e um pastor de ovelhas.
- Ícaro, um caçador, um pastor de ovelhas e um lavrador.
- Ícaro, um pastor de ovelhas, um padre e um pescador.
- Ícaro, um lavrador, um pescador e um pastor de ovelhas.
- Nem mesmo uma ………………, pousada no galho de uma pequena árvore, voa com o barulho produzido pela queda de Ícaro.
- arara
- perdiz
- águia
- gralha
- O cinturão com a espada (levando em conta a proximidade), pertence:
- ao lavrador
- ao pescador
- a Ícaro
- ao pastor de ovelhas
- Como era comum o fato de Bruegel repassar ensinamentos morais através de suas pinturas, muitos especulam sobre qual seria a lição referente a esta. A maioria dos estudiosos do pintor acha que seu objetivo era:
- Mostrar o quanto é descabido ambicionar coisas inúteis.
- Assinalar que certas pessoas podem ser indiferentes ao sofrimento alheio.
- Deixar claro o sentido da insignificância humana diante da vida.
- Evidenciar que cada um deve ficar satisfeito com o que tem.
- De acordo com o estudo da obra, marque a alternativa incorreta:
- Bruegel em sua pintura omite a presença de Dédalos — o pai de Ícaro.
- Os personagens não são vistos como heróis, mas amam a natureza e a paz.
- Embora tenha caído próximo a um pescador, Ícaro não é visto por ele.
- Só é possível ver os braços do pobre Ícaro, à direita, enquanto afunda.
- Ícaro é o personagem principal da pintura, mas seu corpo afundando não ocupa a parte central da obra. O que o pintor quis mostrar ao torná-lo quase invisível?
- A falta de importância do ser humano diante da vida.
- A preocupação de cada um com a própria existência.
- A apatia das pessoas diante dos problemas do outro.
- A impossibilidade de ajudar em certos momentos.
- Esta composição de Bruegel encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas:
- do mundo
- da Itália
- da Alemanha
- do Renascimento
- A obra em estudo repassa-nos a impressão de que o artista encontrava-se ………… da paisagem.
- no meio
- acima
- dentro
- N.R. (= n.d.r.)
- A técnica usada nesta pintura foi:
- afresco
- aquarela
- óleo sobre tela
- óleo sobre madeira transferido para tela.
Gabarito
1.b / 2.a / 3.c / 4.d / 5.b / 6.a / 7.c / 8.d / 9.* / 10.a / 11.b / 12d
*Considere correta qualquer que seja a letra marcada na questão 9.
Nota: conheça mais sobre a vida de Mestres da Pintura – PIETER BRUEGEL, O VELHO
Views: 2
Lu
É uma verdadeira pintura, com diz o ditado popular, essa obra de Pieter Bruegel. É a primeira vez que o curso mostra a personagem principal de uma obra como coadjuvante. Penso ser difícil encontrar Ícaro, só vendo o quadro, sem conhecer sua história. O objetivo do artista em mostrar Ícaro no segundo plano foi claro no texto, entretanto não consegui entender o lavrador como destaque.
Adevaldo
O link do texto estava com defeito e não remetia ao texto, onde explica a insignificância de Ícaro dentro da paisagem. Qualquer um dos personagens presentes poderia estar em primeiro plano, excetuando Ícaro.
Abraços,
Lu