PAISAGEM COM A QUEDA DE ÍCARO (Aula nº 52 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

(Cliquem na imagem para ampliá-la.)

Os artistas alemães eram hábeis paisagistas, sendo tidos como os mais completos no gênero. As paisagens, durante os primeiros anos do século XVI, passaram a ocupar quase que totalmente o espaço da obra. O artista, além de querer demonstrar a sua mestria, também buscava representar a insignificância do homem que — segundo a visão que tinham naquela parte da Europa — nada mais era do que uma ínfima parte da criação de Deus. Os humanistas e artistas do norte dos Alpes (Alemanha e Países Baixos) não levavam em conta a grandeza e a dignidade do homem, mas, sim, sua debilidade e o abismo que o separava da majestade de Deus, diferindo, assim, dos italianos. A composição que estudamos hoje encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas do mundo. Primeiramente é necessário acessar o link Pieter Bruegel, o Velho – PAISAGEM COM QUEDA DE ÍCARO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: O participante deve ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação das obras.

  1. A composição denominada Paisagem com a Queda de Ícaro é uma obra ………. do pintor Pieter Bruegel, o Velho.

    1. bíblica
    2. mitológica
    3. histórica
    4. científica

  2. A pintura em evidência descreve a parte …………… da narrativa.

    1. final
    2. inicial
    3. central
    4. introdutória

  3. O pastor, olhando para o céu, de costas para o mar, enquanto suas ovelhas pastam, encontra-se no …………….. plano;

    1. terceiro
    2. primeiro
    3. segundo
    4. quarto

  4. Os personagens principais presentes na composição são:

    1. Ícaro, um remador, um lavrador e um pastor de ovelhas.
    2. Ícaro, um caçador, um pastor de ovelhas e um lavrador.
    3. Ícaro, um pastor de ovelhas, um padre e um pescador.
    4. Ícaro, um lavrador, um pescador e um pastor de ovelhas.

  5. Nem mesmo uma ………………, pousada no galho de uma pequena árvore, voa com o barulho produzido pela queda de Ícaro.

    1. arara
    2. perdiz
    3. águia
    4. gralha

  6. O cinturão com a espada (levando em conta a proximidade), pertence:

    1. ao lavrador
    2. ao pescador
    3. a Ícaro
    4. ao pastor de ovelhas

  7. Como era comum o fato de Bruegel repassar ensinamentos morais através de suas pinturas, muitos especulam sobre qual seria a lição referente a esta. A maioria dos estudiosos do pintor acha que seu objetivo era:

    1. Mostrar o quanto é descabido ambicionar coisas inúteis.
    2. Assinalar que certas pessoas podem ser indiferentes ao sofrimento alheio.
    3. Deixar claro o sentido da insignificância humana diante da vida.
    4. Evidenciar que cada um deve ficar satisfeito com o que tem.

  8. De acordo com o estudo da obra, marque a alternativa incorreta:

    1. Bruegel em sua pintura omite a presença de Dédalos — o pai de Ícaro.
    2. Os personagens não são vistos como heróis, mas amam a natureza e a paz.
    3. Embora tenha caído próximo a um pescador, Ícaro não é visto por ele.
    4. Só é possível ver os braços do pobre Ícaro, à direita, enquanto afunda.

  9. Ícaro é o personagem principal da pintura, mas seu corpo afundando não ocupa a parte central da obra. O que o pintor quis mostrar ao torná-lo quase invisível?

    1. A falta de importância do ser humano diante da vida.
    2. A preocupação de cada um com a própria existência.
    3. A apatia das pessoas diante dos problemas do outro.
    4. A impossibilidade de ajudar em certos momentos.

  10. Esta composição de Bruegel encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas:

    1. do mundo
    2. da Itália
    3. da Alemanha
    4. do Renascimento

  11. A obra em estudo repassa-nos a impressão de que o artista encontrava-se ………… da paisagem.

    1. no meio
    2. acima
    3. dentro
    4. N.R. (= n.d.r.)

  12. A técnica usada nesta pintura foi:

    1. afresco
    2. aquarela
    3. óleo sobre tela
    4. óleo sobre madeira transferido para tela.

Gabarito
1.b / 2.a / 3.c / 4.d / 5.b / 6.a / 7.c / 8.d / 9.* / 10.a / 11.b / 12d

*Considere correta qualquer que seja a letra marcada na questão 9.

Nota: conheça mais sobre a vida de Mestres da Pintura – PIETER BRUEGEL, O VELHO

2 comentaram em “PAISAGEM COM A QUEDA DE ÍCARO (Aula nº 52 A)

  1. Adevaldo R. de Souza

    Lu

    É uma verdadeira pintura, com diz o ditado popular, essa obra de Pieter Bruegel. É a primeira vez que o curso mostra a personagem principal de uma obra como coadjuvante. Penso ser difícil encontrar Ícaro, só vendo o quadro, sem conhecer sua história. O objetivo do artista em mostrar Ícaro no segundo plano foi claro no texto, entretanto não consegui entender o lavrador como destaque.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      O link do texto estava com defeito e não remetia ao texto, onde explica a insignificância de Ícaro dentro da paisagem. Qualquer um dos personagens presentes poderia estar em primeiro plano, excetuando Ícaro.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário para Adevaldo R. de Souza Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *