Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na gravura para ampliá-la.)
É importante lembrar que os mestres florentinos ligados ao círculo de Brunelleschi criaram um método através do qual representavam a natureza com exatidão científica. Usavam uma estrutura de linhas em perspectiva, sendo que o corpo humano era criado de acordo com os conhecimentos de anatomia que detinham e das leis da perspectiva. Jan van Eyck, contudo, criou a ilusão da natureza usando sua paciente adição de detalhes, o que convertia sua obra num espelho do mundo visível. Isso foi uma grande diferença entre a arte nórdica e a italiana, tendo durado por muito tempo. Nesta aula vamos estudar uma de suas obras que é tida como uma das mais notáveis pinturas de todos os tempos. Primeiramente é necessário acessar o link Van Eyke – OS ESPONSAIS DOS ARNOLFINI e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer pertinente:
Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.
- Para muitos a pintura de Jan Van Eyck registra………………., como traz uma visão das obrigações inerentes ao casamento naquela época em que homem e mulher detinham diferentes deveres.
- a gravidez da senhora Arnolfini
- uma cerimônia de um casamento
- uma cerimônia de noivado
- a bênção do pai à filha noiva
- A cabeça inclinada da mulher indica:
- lealdade
- indagação
- timidez
- submissão
- O encontro das mãos encontra-se quase que no centro da composição. É importante observar que a curva que elas criam é também vista…………, dando uma unidade à composição.
- no espelho
- na cama
- no candelabro
- no dossel
- O homem já não usa mais………….., tal gesto e a presença do cãozinho são tidos como sinais de fidelidade.
- tamancos
- chapéu
- barba
- calças
- Na época havia uma crença de que os pés descalços em contato com o chão tornavam a mulher………..
- estéril
- fértil
- doente
- zelosa
- A presença da cama representa a continuidade da linhagem e…………
- da fortuna
- da união familiar
- do bom nome
- do sobrenome
- Naquela época fazia parte dos costumes das famílias abastadas botar uma cama no salão, parte da casa onde eram recebidas as visitas, sendo normalmente usada como………
- local de descanso
- lugar para os enfermos
- assento para visitas
- local para os bebês
- A mulher posa como grávida para dar destaque……….., sendo essa, à época, a mais bela parte do corpo, assim como os seios pequenos e rígidos.
- ao ventre
- às mãos
- aos braços
- aos dedos
- As laranjas na iconografia cristã são representativas do fruto proibido do Jardim do Éden, sendo que o casamento cristão santifica…………..
- os pecados do casal
- os instintos pecaminosos
- os filhos que nascerão
- as desavenças conjugais
- A presença do cãozinho, cujo pelo foi pintado com maestria pelo artista, representa o amor simples, o bem-estar e……………
- a prosperidade
- a longevidade
- o companheirismo
- a fidelidade
- Esta composição de Jan van Eyke, apesar de ter sido feita na Idade Média, quando a pintura limitava-se a uma mera representação fisionômica, encanta sobretudo pela capacidade especial na apresentação das texturas de superfície, tais como:
Marque a resposta incorreta.
- as flores no espelho
- a madeira dos assoalhos
- a madeira dos tamancos
- o corte do arminho sobre o casaco.
- Enquanto as sandálias vermelhas de Giovanna estão perto da cama, posição indicativa de seu compromisso com……………., os tamancos do marido estão mais próximos da saída, indicando seu compromisso com………………
- os filhos / os negócios
- os prazeres / a vida aventureira
- o lar / o mundo externo
- a casa / os amigos.
- A mulher não usa um vestido de noiva branco, pois tal costume só apareceu após a metade do século……
- XVI
- XVII
- XVIII
- XIX
- A presença de duas testemunhas só era necessária quando envolvia um casal com fortuna. Na pintura a mulher vinha de classe social baixa, devendo abrir mão de seus direitos à herança. Onde se encontram, então, as testemunhas?
- Sentadas no banco atrás do homem.
- No espelho que ornamenta a sala.
- De pé atrás da mulher.
- Não se encontram na pintura.
- No século XV o …………… era o único dos sacramentos que não exigia a presença de um sacerdote ou de testemunhas.
- Batismo
- Eucaristia
- Matrimônio
- Crisma
- A técnica usada por Jan van Eyck nesta pintura é:
- óleo sobre tábua de carvalho
- têmpera sobre madeira
- óleo sobre tela
- afresco
Gabarito
1.b / 2.d / 3.c / 4.a / 5.b / 6.d / 7.c / 8.a / 9.b / 10.d / 11.a / 12.c / 13.d / 14.b /15.c / 16.a
Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – JAN VAN EYCK
Views: 13