OS ESPONSAIS DOS ARNOLFINI (Aula nº 36 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

                                                               (Clique na  gravura para ampliá-la.)

É importante lembrar que os mestres florentinos ligados ao círculo de Brunelleschi criaram um método através do qual representavam a natureza com exatidão científica. Usavam uma estrutura de linhas em perspectiva, sendo que o corpo humano era criado de acordo com os conhecimentos de anatomia que detinham e das leis da perspectiva. Jan van Eyck, contudo, criou a ilusão da natureza usando sua paciente adição de detalhes, o que convertia sua obra num espelho do mundo visível. Isso foi uma grande diferença entre a arte nórdica e a italiana, tendo durado por muito tempo. Nesta aula vamos estudar uma de suas obras que é tida como uma das mais notáveis pinturas de todos os tempos. Primeiramente é necessário acessar o link Van Eyke – OS ESPONSAIS DOS ARNOLFINI e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer pertinente:

Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, para aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.

  1. Para muitos a pintura de Jan Van Eyck registra………………., como traz uma visão das obrigações inerentes ao casamento naquela época em que homem e mulher detinham diferentes deveres.

    1. a gravidez da senhora Arnolfini
    2. uma cerimônia de um casamento
    3. uma cerimônia de noivado
    4. a bênção do pai à filha noiva

  2. A cabeça inclinada da mulher indica:

    1. lealdade
    2. indagação
    3. timidez
    4. submissão

  3. O encontro das mãos encontra-se quase que no centro da composição. É importante observar que a curva que elas criam é também vista…………, dando uma unidade à composição.

    1. no espelho
    2. na cama
    3. no candelabro
    4. no dossel

  4. O homem já não usa mais………….., tal gesto e a presença do cãozinho são tidos como sinais de fidelidade.

    1. tamancos
    2. chapéu
    3. barba
    4. calças

  5. Na época havia uma crença de que os pés descalços em contato com o chão tornavam a mulher………..

    1. estéril
    2. fértil
    3. doente
    4. zelosa

  6. A presença da cama representa a continuidade da linhagem e…………

    1. da fortuna
    2. da união familiar
    3. do bom nome
    4. do sobrenome

  7. Naquela época fazia parte dos costumes das famílias abastadas botar uma cama no salão, parte da casa onde eram recebidas as visitas, sendo normalmente usada como………

    1. local de descanso
    2. lugar para os enfermos
    3. assento para visitas
    4. local para os bebês

  8. A mulher posa como grávida para dar destaque……….., sendo essa, à época, a mais bela parte do corpo, assim como os seios pequenos e rígidos.

    1. ao ventre
    2. às mãos
    3. aos braços
    4. aos dedos

  9. As laranjas na iconografia cristã são representativas do fruto proibido do Jardim do Éden, sendo que o casamento cristão santifica…………..

    1. os pecados do casal
    2. os instintos pecaminosos
    3. os filhos que nascerão
    4. as desavenças conjugais

  10. A presença do cãozinho, cujo pelo foi pintado com maestria pelo artista, representa o amor simples, o bem-estar e……………

    1. a prosperidade
    2. a longevidade
    3. o companheirismo
    4. a fidelidade

  11. Esta composição de Jan van Eyke, apesar de ter sido feita na Idade Média, quando a pintura limitava-se a uma mera representação fisionômica, encanta sobretudo pela capacidade especial na apresentação das texturas de superfície, tais como:

    Marque a resposta incorreta.

    1. as flores no espelho
    2. a madeira dos assoalhos
    3. a madeira dos tamancos
    4. o corte do arminho sobre o casaco.

  12. Enquanto as sandálias vermelhas de Giovanna estão perto da cama, posição indicativa de seu compromisso com……………., os tamancos do marido estão mais próximos da saída, indicando seu compromisso com………………

    1. os filhos / os negócios
    2. os prazeres / a vida aventureira
    3. o lar / o mundo externo
    4. a casa / os amigos.

  13. A mulher não usa um vestido de noiva branco, pois tal costume só apareceu após a metade do século……

    1. XVI
    2. XVII
    3. XVIII
    4. XIX

  14. A presença de duas testemunhas só era necessária quando envolvia um casal com fortuna. Na pintura a mulher vinha de classe social baixa, devendo abrir mão de seus direitos à herança. Onde se encontram, então, as testemunhas?

    1. Sentadas no banco atrás do homem.
    2. No espelho que ornamenta a sala.
    3. De pé atrás da mulher.
    4. Não se encontram na pintura.

  15. No século XV o …………… era o único dos sacramentos que não exigia a presença de um sacerdote ou de testemunhas.

    1. Batismo
    2. Eucaristia
    3. Matrimônio
    4. Crisma

  16. A técnica usada por Jan van Eyck nesta pintura é:

    1. óleo sobre tábua de carvalho
    2. têmpera sobre madeira
    3. óleo sobre tela
    4. afresco

Gabarito
1.b / 2.d / 3.c / 4.a / 5.b / 6.d / 7.c / 8.a / 9.b / 10.d / 11.a / 12.c / 13.d / 14.b /15.c / 16.a

Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – JAN VAN EYCK

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *