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- (Aula 40) As descobertas feitas pelos artistas da Itália e de Flandres (região hoje localizada na Bélgica) no início do século………. acabou por revolucionar a Europa.
- XV
- XVI
- XVII
- XVIII
- (Aula 40) São afirmativas corretas acerca dos artistas e artesãos da época, menos:
- Passaram a organizar-se em corporações que zelavam pelos direitos de seus membros, garantindo-lhes um mercado para seus produtos.
- Qualquer um podia fazer parte da chamada corporação de ofício, ainda que não fosse um mestre.
- Somente os mestres tinham o direito de montar sua própria oficina, empregar aprendizes e receber encomendas.
- Possuíam também as guildas que não tinham relevância econômica, mas apenas um caráter religioso, beneficente ou de lazer.
- (Aula 41) A cidade de………………(Itália) foi a grande responsável pelo início da revolução na arte. Masaccio, Brunelleschi e Donatello deixaram um maravilhoso legado do qual fez uso a geração que se seguiu.
- Milão
- Veneza
- Florença
- Roma
- (Aula 41) Sobre o aprendiz de um mestre não é correto afirmar que:
- A família do interessado pleiteava a colocação do filho como aprendiz na casa de um dos mestres da cidade.
- Quanto mais rica fosse a família, mais renomado seria o mestre escolhido, passando o filho a morar com ele.
- Dentre as tarefas a serem executadas na oficina estavam: triturar o material para a obtenção das cores e ajudar na execução de painéis de madeira ou telas.
- À medida que o aprendiz ia sendo capaz de imitar o modo de pintar de seu mestre, passava a receber remuneração pelos serviços feitos.
- (Aula 41 A) A pintura intitulada………………….., obra do alemão Konrad Witz, tem sido descrita como a primeira paisagem topográfica na pintura do norte europeu.
- A Pesca Milagrosa
- O Encontro com os Apóstolos
- Os Apóstolos e os Peixes
- Cristo e o Milagre da Pesca
- (Aula 42) O pintor italiano……………… fez uso dos novos métodos criados por Masaccio, ao expor em suas obras as ideias tradicionais da arte cristã.
- Rafael Sanzio
- Leonardo da Vinci
- Michelangelo
- Fra Angelico
- (Aula 42) As descobertas feitas por…………….. (escultor) e por………….. (pintor) no campo das artes expandiram-se, chegando até outros pintores de cidades ao norte e ao sul de Florença, deixando os artistas ávidos por implementá-las.
- Paolo Uccello e Andrea Mantegna
- Donatello e Masaccio
- Fra Angelico e Leonardo da Vinci
- Rafael e Michelangelo
- (Aula 42 A) O arquiteto italiano……………… foi responsável por uma descoberta que viria a dominar toda a arte dos séculos seguintes — a perspectiva. O pintor………… criou uma das primeiras obras de acordo com essas regras matemáticas. O pintor……………… aplicou os métodos usados por Masaccio em suas obras.
- Leonardo da Vinci, Masaccio, Fra Angelico
- Filippo Brunelleschi, Uccello, Fra Angelico
- Filippo Brunelleschi, Masaccio, Fra Angelico
- Filippo Brunelleschi, Masaccio, Mantegna
- (Aula 42 A) A composição de Fra Angelico intitulada “A Anunciação” apresenta duas cenas. O que chama a atenção na segunda cena é o fato de os dois personagens (Adão e Eva) encontrarem-se…………..
- usando roupas
- totalmente nus
- num lugar triste
- muito pequeno
- (Aula 42 B) O pintor florentino…………….. era tão fascinado pela descoberta da perspectiva que passava dias e noites desenhando objetos em escorço (redução de uma figura segundo as regras de perspectiva).
- Mantegna
- Masaccio
- Fra Angelico
- Paolo Uccello
- (Aula 42 B) Na obra de Paolo Uccello conhecida como “A Batalha de San Romano”, há uma figura que nunca fora pintada assim antes. Tratava-se de uma inovação na história da arte à época. A figura em questão é:
- o comandante em seu cavalo branco
- o guerreiro tombado no chão
- o escudeiro com o capacete do mestre
- o guerreiro no cavalo preto à direita
- (Aula 42 C) A introdução das leis da perspectiva na pintura não funcionou igualmente para todos os artistas, a exemplo de……………….. que fez uso dos novos métodos, mas também trabalhando com o melhor dos dois mundos — o antigo e o presente, como em sua obra “O Cortejo dos Reis Magos”.
- Andrea Mantegna
- Paolo Uccello
- Benozzo Gozzoli
- Fra Angelico
- (Aula 42 D) A famosa obra de Andrea Mantegna intitulada………………, tornou-se famosa pela precisão anatômica das figuras, pela inclusão de detalhes importantes e pelo virtuosismo da perspectiva.
- Cristo Morto
- Descida da Cruz
- O Calvário de Cristo
- No Horto das Oliveiras
- (Aula 43 D) Esta foi a primeira vez na arte pictórica em que Cristo foi apresentado com ……………… para o observador, como mostrou Mantegna na obra citada acima.
- o corpo deitado de frente
- os pés virados
- todas as feridas à vista
- a cabeça virada
- (Aula 43) As alternativas abaixo sobre as descobertas feitas por Donatello e Masaccio e a visão dos artistas estão corretas, excetuando uma delas:
- Os artistas mostravam-se ávidos por implementar em seus trabalhos as novas descobertas feitas na arte.
- Apesar de maravilhados com tais inovações, estavam cientes de que essas também haviam gerado problemas a serem contornados.
- A descoberta da perspectiva e o estudo da natureza eram capazes de resolver todas as suas dificuldades.
- Estavam cônscios de que cada descoberta numa direção, ocasionava uma dificuldade em outra, o que exigia mais estudos por parte deles.
- (Aula 43) Dentre os artistas italianos da segunda metade do século XV que buscaram saídas para os problemas apresentados na arte pictórica, estava o pintor Sandro Botticelli conhecido mundialmente por suas obras, especialmente por “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”.
- Paolo Uccello
- Fra Angelico
- Andrea Mantegna
- Sandro Botticelli
- (Aula 43 A) A composição intitulada “O Nascimento de Vênus” retrata a chegada de Vênus, nascida…………………. à terra.
- da espuma do mar
- dos raios do sol
- do sopro do vento
- do perfume das flores
- (Aula 43 A) “O Nascimento de Vênus” foi uma pintura revolucionária para o seu tempo, por ser a primeira obra de grande porte renascentista a tratar……………
- de um tema laico e sacro
- de um tema laico e mitológico
- Vênus como uma divindade religiosa
- a natureza com grande respeito
- (Aula 43 B) Alguns críticos de arte dão outros sentidos à pintura “Primavera”, mas a grande maioria afirma que se trata de um grupo de figuras mitológicas num jardim, festejando…………
- a despedida da primavera
- o encontro com Vênus
- a fecundação de Clóris
- a chegada da primavera
- (Aula 43 B) As Três Graças, presentes na pintura “Primavera”, apresentam-se sempre dançando e uma delas é retratada em todas as pinturas……….
- olhando para Vênus
- de frente para Zéfiro
- de costas para o observador
- com vestes diáfanas
- (Aula 44) São afirmações corretas sobre a xilogravura, exceto:
- A xilogravura é uma técnica de impressão em que se faz uso da madeira como matriz num processo parecido com o mosaico.
- Segundo alguns, trata-se de uma técnica usada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II.
- A primeira documentação precisa de seu uso encontra-se no livro “Diamond Sutra”, impresso na China em 868 (século IX).
- Seu reaparecimento se deu na Europa em meados do século XV, quando passou a cumprir o papel de grande veículo de imagens e textos.
- (Aula 45) No que diz respeito ao aparecimento da calcografia todas as afirmativas estão corretas, menos:
- Os artistas da época, inconformados com o uso da xilogravura que usava a madeira, passaram a fazer uso da prata.
- Aos renomados artistas da época não agradava o método da xilogravura, achando-o muito tosco e limitado.
- A insatisfação dos artistas com a xilogravura levou-os a buscar algo que lhes possibilitasse criar efeitos delicados.
- Os artistas desejavam algo capaz de mostrar seu domínio sobre os detalhes, o que não acontecia com a xilogravura.
- (Aula 45) O interessante nos dois processos (xilográfico e calcográfico) é que a calcogravura é um negativo da xilogravura, pois, enquanto um processo deixa as linhas em……………, o outro vinca as linhas na lâmina, ou seja, faz…………
- ranhura / relevâncias
- relevo / sulcos
- fendas /proeminência
- cavidade / saliência
- (Aula 45) Tanto a arte da gravura como a da estampa calcográfica não tardaram a alastrar-se por toda a Europa. Mesmo os mestres mais…………. usaram as gravuras como cadernos de modelos, aos quais buscavam como fontes de consulta.
- conhecidos
- humildes
- habilidosos
- renomados
- (Aula 45) A impressão de imagens foi responsável pelo apogeu da Renascença italiana e a do resto da Europa; foi um vital elemento para o fim da arte…………. do norte europeu, levando os artistas dessa região a buscar novos caminhos.
- bizantina
- românica
- gótica
- medieval
- (Aula 46) O início do século……………… — conhecido pelos italianos como “il Cinquencento” — é sem dúvida o mais notável período da arte italiana e um dos mais ricos da arte europeia como um todo.
- XIII
- XIV
- XV
- XVI
- (Aula 46) O século citado acima foi a época de grandes mestres italianos como Leonardo da Vinci, Miguel Angelo (Michelangelo) e………….., dentre outros.
- Van Gogh
- Claude Monet
- Rafael Sanzio
- Pablo Picasso
- (Aula 46) Uma das alternativas abaixo não está de acordo com os motivos relativos ao surgimento de importantes mestres na Itália no período citado na questão 26:
- As cidades-estados competiam entre si, buscando mestres que criassem belas obras de arte e, assim, elevassem o nome de seus governantes.
- Essa foi uma época de grandes descobertas; os artistas italianos tiveram uma relação muito grande com a matemática e com o estudo da anatomia humana.
- O grande conhecimento que os artistas obtiveram não os emancipou ou contribuiu para aumentar a sua valorização pessoal.
- Os artistas expandiram sua visão de mundo, deixando de considerar-se meros artífices na execução de encomendas.
- (Aula 46) Os países feudais do norte europeu não contavam com a vontade de embelezar suas cidades em razão…………………. aí existente e da falta de orgulho da população local, o que nos leva à compreensão do quanto é importante um povo sentir orgulho de sua cidade, Estado ou país onde vive.
- da pouca liberdade
- da falta de dinheiro
- do excesso de trabalho
- da escassez de mestres
- (Aula 46) Na luta por uma merecida posição social, os artistas contaram com a ajuda…………..; quanto mais importante eles se tornassem, maior seria a fama de seus protetores.
- das instituições
- dos mecenas
- das universidades
- dos professores
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