Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na ilustração para ampliá-la.)
Leonardo da Vinci é talvez um dos maiores nomes da arte em razão de sua polivalência nos mais diversos campos. Foi aprendiz de um renomado mestre — Andrea del Verrochio (1435-1488). Ali teve contato com o trabalho de fundição e outras ocupações metalúrgicas. Aprendeu a preparar quadros e estátuas, a estudar plantas e animais e recebeu fundamentos básicos sobre a óptica da perspectiva e o uso de cores. Leonardo foi mais do que talentoso — ele foi um gênio. Quanto mais se estuda suas anotações, menos é possível comprender como alguém pode se destacar em campos tão diversos e dar contribuições a quase todos eles. Nesta aula vamos estudar uma de suas obra e também uma das mais notáveis pinturas de todos os tempos. Primeiramente é necessário acessar o link Da Vinci – A ÚLTIMA CEIA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário:
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente.
- Segundo os Evangelhos cristãos, Jesus Cristo reuniu-se com seus doze apóstolos antes de sua morte e ressurreição, para com eles cear. Seria a última refeição compartilhada pelo Mestre e seus discípulos. Vários artistas retrataram a cena, mas a que ora estudamos é obra de Leonardo da Vinci e recebeu o nome de:
- A Última Ceia
- Ceia do Senhor
- Ceia Mística
- Todas as respostas estão corretas.
- Esta obra está entre as pinturas mais famosas de todos os tempos e é tida como um dos maiores tesouros da humanidade. A sua importância encontra-se:
- No tema muito comum à época em refeitórios.
- No retratar do último átimo de Cristo com os apóstolos.
- Na interpretação que Da Vinci dá ao tema.
- Na postura dos apóstolos à mesa.
- O mural cobre uma das paredes de uma sala que era usada como refeitório pelos monges do mosteiro de:
- Santa Maria delle Gratie (Itália)
- Sacra de San Michelle (Itália)
- Monte Saint Michelle (França)
- Abbey of Saint-Gilles (França)
- A obra não apresenta nada de caótico. Os doze discípulos parecem dividir-se naturalmente em grupos de três, sendo ligados………………
- pelo tipo de vestimenta
- por gestos e movimentos
- pelos braços de Jesus Cristo
- pelo silêncio de Judas Iscariotes
- O mestre Leonardo da Vinci põe em evidência em sua obra aquilo que ensinou na teoria: O pintor deve olhar com acuidade as posturas corporais com o objetivo de:
- Repassar verdade para o observador.
- Mostrar o papel de cada personagem.
- Melhor exprimir as paixões da alma.
- Apresentar beleza e sensibilidade.
- Nas décadas que se seguiram, após o término dessa obra magistral, ela passou a sofrer grandes danos. Deve-se uma parte de tais perdas às infiltrações de umidade na parede do refeitório do convento em que foi feita e a outra parte….
- à técnica usada pelo pintor na parede
- à falta de cuidados do mosteiro
- ao uso de produtos de limpeza inadequados
- ao ar exalado pelos turistas no local
- Diante de tantas reparações sofridas, somos levados a crer que pouco temos da obra original. As maiores modificações aconteceram com………………
- as vestimentas dos personagens
- a representação do teto da pintura
- os objetos postados sobre a mesa
- as cabeças de Cristo e apóstolos
- Ao pintar seu mural, Leonardo da Vinci fez um estudo rigoroso dos personagens retratados, de modo a extrair deles uma humanidade jamais vista. Chama a atenção, sobretudo:
- A colocação dos apóstolos em volta de Judas.
- A falta de diversidade de focos narrativos.
- A disposição dos apóstolos em grupos de três.
- A descentralização da figura de Cristo.
- A nova técnica de pintura, intitulada…………….., experimentada pelo artista, contribuiu para a degradação da obra que em pouco tempo começou a trincar e a se desprender da parede.
- afresco
- têmpera
- aquarela
- guache
- Um dos pontos mais criativos de Leonardo da Vinci foi, ao fazer sua pintura na parede do refeitório de um convento, procurar dar a impressão de que:
- Tratava-se de uma obra do período clássico.
- Existiam três janelas abertas ao fundo.
- O telhado era de madeira.
- Havia um prolongamento do ambiente.
Gabarito
1.d / 2.c / 3.a / 4.b / 5.c / 6.a / 7.d / 8.c / 9.a / 10.d
Obs.: Conheça mais sobre a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – LEONARDO DA VINCI
Views: 197