Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor francês Jean- Honoré-Fragonard (1732–1806) deu início aos seus estudos artísticos com o mestre Jean-Siméon Chardin, famoso por suas naturezas-mortas e pinturas de gênero. Estudou depois com François-Boucher que muito o impressionara e de quem herdou muitas influências. Sua ida para Roma em razão de uma bolsa de estudos ganha como prêmio possibilitou-o estudar na Academia de França em Roma, onde estudou pintura barroca e Pietro da Cartona, ali permanecendo cerca de cinco anos. Continuou suas viagens pelos grandes centros de arte, aumentando seus conhecimentos. Ao lado de Antoine Watteau e François Boucher, o artista é tido como um dos mais importantes pintores de gênero de antes da Revolução Francesa. Como típico representante do Rococó francês, Fragonard não aderiu à revolucionária arte neoclássica. Foi um mestre das cores. Hoje estudamos uma de suas obras-primas, intitulada Fragonard – O BALOIÇO
- A composição em estudo também é conhecida como:
- A Lição de Música
- Os Incidentes Felizes do Balanço
- Triunfo de Aurora
- O Progresso do Amor
- Foi encomendada por certo barão, a fim de fazer uma homenagem a sua:
- mãe
- esposa
- amante
- filha
- Este tipo de pintura era muito usado à época para:
- Ornamentar as partes mais íntimas das casas.
- Desafiar a moralidade abusiva da Igreja.
- Mostrar a extravagância do estilo Rococó.
- Provocar os puritanos da aristocracia.
- Trata-se de uma obra que demonstra:
- excessiva ingenuidade
- a pureza dos costumes
- o estilo dos ricos
- apelo erótico
- São afirmativas inerentes à figura principal, exceto:
- Ela ocupa a parte central da pintura.
- Está cercada por roseiras e pequenas árvores.
- Mostra-se elegantemente vestida.
- Brinca com um balanço.
- São afirmativas inerentes ao voyeur, exceto:
- Encontra-se no chão, escondido em meio aos arbustos.
- Atrás dele um monumento de pedra traz a estátua de Cupido.
- A mulher não sabe que ele a está observando.
- Ergue o braço esquerdo na direção da mulher.
- São afirmativas inerentes ao marido da mulher, exceto:
- É um homem mais velho.
- É o responsável pelo vai e vem do balanço.
- Está escondido na sombra.
- Tem ciência da presença do amante da mulher.
- Cupido, o deus do amor, traz um dedo sobre os lábios, como se pedisse segredo em relação à:
- cena a que assiste
- presença do marido traído
- presença do voyeur
- inocência da mulher
- O artista capta o momento em que o balanço com a mulher encontra-se na sua posição mais alta, o que permite vislumbrar:
- suas roupas íntimas
- apenas o rendilhado da saia
- algo mais do que as roupas íntimas
- apenas as meias finas.
- São afirmações corretas acerca da mulher, exceto
- Levanta a sua perna esquerda para o alto.
- Busca seduzir o olhar do amante.
- Desce seus olhos em direção ao amante.
- Um de seus sapatos está a voar para cima.
- Mais abaixo, à direita, próximo ao homem com a corda (marido traído), estão dois cupidos, um …………………… e um cachorro de pedra.
- leão
- pombinho
- golfinho
- cervo
- A composição possui forma triangular, sendo que os dois homens compõem a base do triângulo, sendo seu ápice composto:
- pelo chapéu da mulher
- pela cabeça do cupido maior
- pelas duas cordas
- por um galho de árvore
-
A iluminação vem ………………., com a luz do sol adentrando por entre as árvores que emolduram a cena central, principalmente a jovem no balanço.
-
- da esquerda
- da direita
- de cima
- em diagonal
-
-
A presença do marido no escuro pode insinuar que ele:
-
- Nada sabe sobre o assunto.
- É conivente com a presença do amante.
- É também um voyeur.
- Apoia o exibicionismo da mulher.
-
- O quadro de Fragonard, cheio de …………….., além de captar um momento de grande alegria também faz insinuações claras sobre um relacionamento ilícito.
- realismo
- modernismo
- naturalismo
- simbolismo
- A pintura O Baloiço é um ícone do ………………., estilo em que o lado sensual sobrepunha o intelectual, combinando atitude despreocupada, erotismo irônico, tinta pastel e cenário pastoril.
- Maneirismo
- Barroco
- Rococó
- Romantismo
- Tal tipo de pintura erótica foi criado para ser exposto a um público restrito. Porém, tais peças saíram de moda depois da:
- Revolução Francesa
- Guerra dos Cem Anos
- Primeira Guerra Mundial
- Segunda Guerra Mundial
- Esta obra-prima de Fragonard, ao tentar captar o momento fugidio, antecipa técnicas e conceitos fundamentais aos:
- românticos
- impressionistas
- naturalistas
- expressionistas
Gabarito
1.b / 2.c / 3.a / 4.d / 5.b / 6.c / 7.d / 8.a / 9.c / 10.a / 11.c / 12.a / 13.c / 14.a / 15.d / 16.c / 17.a / 18.b
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Lu
A obra de Jean-Honoré Fragonard “O Baloiço”, apesar de não ser meu tema predileto, possui uns detalhes que considerei interessante: o seu simbolismo; a composição das cores; a luz vinda de cima, que mostra nuvens estufadas iluminando a jovem protagonista principal, destacando seus gestos, vestimentas e movimentos.
Na composição todas as atenções estão voltadas para a figura feminina: marido traído, amante, cupidos, a árvore tenta tocá-la com seus troncos insinuantes e até a nuvem se volta à jovem, como se tivesse parado para olhá-la. A cena que considerei com maior jogo de voyeurismo e exibicionismo foi a da jovem, quando levanta a perna e solta seu sapato para o alto, pois ganha maior conotação erótica.
Adevaldo
Essa obra de Jean-Honoré Fragonard realmente prima pelo exibicionismo e pelo voyeurismo, sendo que o artista do Rococó francês atinge todos os pontos que desejava representar. Como diz o texto, tal tipo de arte objetivava decorar aposentos íntimos. Contudo, a Revolução Francesa jogou as obras do Rococó no ostracismo, à época. A de que falamos, inclusive, não foi aceita pelo Louvre, sendo vendida para uma coleção particular. Se comparada a nossos dias, parece gravura de quarto de criança. Como os tempos mudam!