Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na imagem para ampliá-la.)
O arquiteto italiano Filippo Brunelleschi foi o responsável por uma descoberta prodigiosa no campo artístico que viria a dominar toda a arte dos séculos conseguintes — a da perspectiva. O pintor Masaccio criou uma das primeiras obras de acordo com essas regras matemáticas. O grande pintor Fra Angelico — frade dominicano — aplicou os métodos usados por Masaccio em suas pinturas, a fim de exprimir as ideias da tradição da arte religiosa. Ele tinha como único objetivo narrar a história sagrada com simplicidade e beleza. Estudaremos hoje uma de suas obras-primas. Primeiramente é necessário acessar Fra Angelico – A ANUNCIAÇÃO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente!
- O tema predileto do religioso italiano Fra Angelico era:
- a Crucificação de Cristo
- a Anunciação da Virgem
- os Mártires da Igreja
- o Pecado de Adão e Eva
- A Virgem e o anjo encontram-se num pórtico iluminado e colorido, inclinados, numa posição de ………………..
- modéstia e submissão
- alegria e louvor
- grandeza e regozijo
- humildade e tristeza
- Acima da coluna central do pórtico, situada entre Maria e o anjo, está presente………. que a tudo presencia:
- o Profeta Isaías
- São Pedro
- São José
- Deus Pai
- A pomba branca que desce numa bola de luz em direção à Virgem simboliza o Espírito Santo. E a descida do Espírito Santo simboliza o momento exato da ………..
- anunciação
- aceitação
- concepção
- bênção
- Com sua figura graciosa e delgada, a Virgem Maria encontra-se assentada numa cadeira vistosa e traz no colo as Sagradas Escrituras. Está vestida com singeleza e traz os cabelos cobertos por………….
- um fino véu
- uma tiara de ouro
- uma coroa
- um denso véu
- O círculo dourado e brilhante que nas imagens sacras envolve a cabeça de Cristo e a dos seres divinais e, que nesta composição circunda a cabeça de Maria e a dos dois anjos, simbolizando santidade, é conhecido como:
- auréola
- nimbo
- halo
- Todas as respostas estão corretas.
- À esquerda do anjo Gabriel encontra-se uma passagem coberta com uma cortina vermelha que leva ao quarto de Maria. A cobertura do passadouro simboliza…………
- a vida da Virgem junto a seus familiares.
- o recolhimento e a vida recatada da Virgem.
- a capacidade de acolhimento de Maria.
- Todas as respostas estão incorretas.
- Uma cerca e uma sebe florida fazem a separação entre o cenário, onde se encontram a Virgem e o anjo Gabriel, e aquele onde se vê ………………
- Adão e Eva
- S. Isabel e Zacarias
- Sant’Ana e Joaquim
- Emerentia e Matthat
- A andorinha, pousada acima da coluna central, simboliza …………… de Jesus Cristo.
- o nascimento
- a morte
- a ressurreição
- a crucificação
- A composição de Fra Angelico apresenta duas cenas. O que chama a atenção na segunda cena é o fato de os dois personagens encontrarem-se……..
- totalmente nus
- num lugar triste
- muito pequenos
- usando roupas
- Fra Angelico, ao apresentar duas cenas em sua pintura, tinha por objetivo mostrar que:
- Todos o homens caem em sua caminhada terrena.
- Apesar da queda, Cristo nasceria para trazer a libertação.
- É bom vigiar pois o pecado ronda a humanidade.
- A vinda de Cristo não era sinônimo de libertação.
- A técnica usada pelo frade em sua obra foi ouro e……………… sobre madeira. Trata-se de uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante que pode ser uma emulsão de água e gema de ovo (o ovo pode ser inteiro ou somente a clara).
- têmpera
- mosaico
- sfumato
- chiaroscuro
Gabarito
1.b / 2.a / 3.d / 4.c / 5.a / 6.d / 7.b / 8.a / 9.c / 10.d / 11.b / 12.a
Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – FRA ANGELICO
Views: 2