Autoria de Lu Dias Carvalho
(Clique na imagem para ampliá-la.)
O pintor florentino Paolo Uccello era tão fascinado pela descoberta da perspectiva que passava dias e noites desenhando objetos em escorço (redução de uma figura segundo as regras de perspectiva) e tentando solucionar alguns problemas impostos pelas novas leis da pintura. A sua obra acima mostra o quanto ele se dedicou a usar a perspectiva, obtendo um belo arranjo matemático. Uccello constrói um plausível palco, onde expõe suas figuras do modo a parecerem sólidas e reais, embora fique visível que ele ainda não dominava o uso dos efeitos de luz, sombra e ar de modo a amenizar os fortes contornos de uma representação perspectivada à risca. Ao artista interessava estudar e resolver os problemas suscitados pelo novo, desligando-se do espírito antigo. Estudamos hoje uma de suas obras-primas. Primeiramente é necessário acessar Uccello – A BATALHA DE SAN ROMANO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
Obs.: Enriqueça a sua capacidade interpretativa das obras de arte acessando o link acima. Faz-se necessário ler o texto integralmente!
- A unidade política da Itália desapareceu após a derrocada do Império Romano, sendo, portanto, a Itália da aurora do Renascimento ainda uma colcha de retalhos formada por pequenas cidades-estados independentes e beligerantes entre si, dominadas por poderosas famílias. As três composições que formam A Batalha de San Romano, portanto, referem-se à disputa entre as cidades de:
- Roma e Veneza
- Siena e Florença
- Ferrara e Veneza
- Florença e Roma
- O tema da obra é a celebração da vitória de um dos lados, sendo o comandante…………………., aliado da família Medici, o principal personagem.
- Niccolò da Tolentino
- Benozzo Gozzoli
- Lorenzo Ghiberti
- Leon Battista Alberti
- As lanças entrecruzadas à esquerda e as plumas nos elmos dos cavaleiros e suas roupas pomposas são elementos que ornamentam a composição, tendo por objetivo:
- Mostrar a ferocidade da batalha de San Romano.
- Amenizar a brutalidade da cena representada.
- Esconder os contornos da representação e a falta de luz e sombra.
- Compensar o difícil trabalho na representação dos homens e seus cavalos.
- O ponto principal da obra, cujo movimento se dá da esquerda para a direita, é:
- o soldado morto no chão
- as lanças para cima
- o cavalo branco e Niccolò
- os estandartes ao vento
- A maioria das bandeiras medievais não era retangular, terminando em duas longas extremidades, como as do exército de Niccolò, cujo símbolo é uma coroa………….
- com um leão dourado.
- de cordame com nós.
- com as armas dos Medici.
- de ramos de oliveira.
- Sobre os arreios dos cavalos é possível observar a presença de belos adornos dourados que são na verdade aplicações de…………… sobre a superfície da pintura.
- ouro
- lápis lazúli
- malaquita
- azurite
- Para contornar a dificuldade de apresentar um plano intermediário — obstáculo próprio dos artistas do início do Renascimento —, Uccello separou o primeiro plano do fundo, colocando uma sebe com rosas brancas e vermelhas, laranjeiras e romãzeiras no meio, de modo que, no fundo da composição…………….
- a batalha já chegou ao fim.
- os perdedores estão batendo em retirada.
- não há presença de combate.
- a batalha continua acirrada.
- O primeiro plano parece muito estreito, com elmos, pedaços de lança, pés dos cavalos e os pés do cavaleiro morto quase saindo dos limites da tela. Uccello levou em consideração o local onde ficaria a obra, ou seja, …….
- no alinhamento dos olhos.
- abaixo do nível dos olhos.
- acima do nível dos olhos.
- Todas as respostas estão incorretas.
- Embora a composição represente uma cena de guerra, cavalos e homens mais se assemelham a brinquedos, contudo as figuras parecem………..
- muito mal desenhadas.
- esculpidas e não pintadas.
- extremamente verdadeiras.
- sem nenhuma solidez.
- Nunca uma figura fora pintada assim antes, tendo sido, sem dúvida alguma, de grande dificuldade para o pintor. Tratava-se de uma inovação na história da arte à época. A figura em destaque é:
- o guerreiro tombado no chão
- o comandante em seu cavalo branco
- o escudeiro com o capacete do mestre
- o guerreiro no cavalo preto à direita
- Na sua composição Uccello emprega………… pela qual era um estudioso obcecado, além de mostrar com detalhes a forma e o movimento dos personagens e animais.
- a luz
- a sombra
- o escorço
- a perspectiva
- A ……………… (do latim do latim temperare) significa misturar ou aglutinar, sendo a essa a tinta mais antiga usada na Antiguidade, na Idade Média e na Renascença. Foi a técnica empregada por Paolo Uccelo em sua composição.
- afresco
- aquarela
- têmpera
- guache
- O que essa obra tem de tão especial, se os animais parecem cavalinhos de brinquedo? A maravilha desta pintura relativa a cerca de 1450 (século XV) reside no fato de Uccello dar destaque às suas figuras que parecem……………… em vez de…………..
- pintadas / esculpidas
- esculpidas / pintadas
- desenhadas / esculpidas
- esculpidas / desenhadas
Gabarito
1.b / 2.a / 3.d / 4.c / 5.b / 6.a / 7.d / 8.c / 9.b / 10.a / 11.d / 12.c/ 13.b
Obs.: Conheça a vida do artista acessando o link abaixo:
Mestres da Pintura – PAOLO UCCELLO
Views: 3