A CASA DA MÃE JOANA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBHcajon

Joana I, rainha de Nápoles e condessa de Provença, era uma mulher bonita e muito inteligente, sendo sua residência aberta aos intelectuais e artistas da época. Segundo algumas fontes, enquanto reinava na cidade francesa de Avignon, a poderosa e permissiva mulher regulamentou os bordéis da cidade, ordenando que todos teriam uma porta através da qual os interessados adentrariam, ou seja, o local estava aberto a qualquer um que ali quisesse entrar em busca das paixões da carne. Talvez seja por isso que em seu reinado tenha havido tantas colisões com a Igreja Católica da época. Uma das normas de regulamentação dizia:

“O lugar terá uma porta por onde todos possam entrar.”

Quando a expressão de origem francesa ganhou as terras portuguesas, passou a significar “o paço da mãe Joana”, ou seja, “prostíbulo”. Ao atravessar o Atlântico, vindo para as bandas de cá, a palavra “paço”, pouco conhecida de nós brasileiros, foi imediatamente substituída por “casa”. Atualmente a expressão “a casa da mãe Joana” passou a significar “um lugar onde todo mundo entra e sai, local em que todos mandam e cada um faz o que quer”,  conhecida também como “casa da sogra”.

Fontes de pesquisa
Casa da Mãe Joana/ Reinaldo Pimenta
Dicionário de expressões populares/ João Gomes da Silva

4 comentaram em “A CASA DA MÃE JOANA

  1. Adevaldo R. Souza

    Lu

    Legal a sua explicação sobre a origem do dito “A casa da mãe Joana”. Seria o mesmo que a “Casa de Irene, onde tem gente que chega e tem gente que sai”? “A casa de Irene, sim, tem alegria, na casa de Irene a tristeza se vai”. Oba, sem sofrência!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      Você me fez dar uma boa gargalhada. E não é que “a casa de Irene” lembra “a casa da mãe Joana”? Contudo, está mais para a explicação portuguesa (prostíbulo) do que a nossa.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. LuDiasBH

    Beto

    Hoje, como ontem, o poder público continua sendo a Casa da Mãe Joana.
    Só muda de donos… risos.

    Abraços,

    Lu

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.