Recontada por Lu Dias Carvalho
Os antepassados dos índios também lhes contaram muitas histórias sobre coisas que existem no mundo. E uma delas é a Lenda da Palmeira, muito similar à história do dilúvio bíblico.
Havia na Terra um homem de nome Payé, de grande ciência e de coração muito generoso para com os outros homens, plantas e bichos, a ponto de Tupá (Deus) falar sempre com ele. E foi através desse ser superior que ficou sabendo que iria haver uma grande inundação, quando as águas desceriam dos céus como fortes enxurradas, durante dias e noites, encharcando campos, florestas, montes e cidades. Coisa alguma haveria na Terra que não fosse coberta por elas, excetuando uma palmeira. E Tupá mostrou a Payé onde ficava tal palmeira, ordenando-lhe que nela subisse, juntamente com sua família, e ali permanecesse, comendo os frutos da árvore, até que as águas abaixassem.
E assim aconteceu. Choveu durante vários dias e noites. As águas pareciam querer tocar os céus. Quando já cobriam o monte onde se encontrava o sábio, sua família e a palmeira marcada, nela subiram, obedecendo a determinação divina. E, após o caimento das águas, o sol voltou a brilhar. E Payé desceu da palmeira com toda a sua família, que se multiplicou, e trouxe para a Terra outras gentes.
Nota: imagem copiada de galeria.colorir.com
Views: 39