A TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO (Aula nº 50 A)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

  (Clique na imagem para ampliá-la.)

O pintor Giovanni Bellini foi um dos grandes mestres de Veneza. Mesmo tendo nascido e morrido nessa cidade, não vivia isolado do trabalho de outros artistas, inclusive estudou o estilo de vários pintores do norte da Europa, absorvendo influências externas. Embora fosse considerado o mais importante pintor de sua cidade, estava sempre em busca de nova aprendizagem. Queria apreender novos estilos e técnicas com os pintores mais novos e com seus alunos. Jamais se deu por completo. Pode-se dizer que seu trabalho pictórico é sustentado pelo trinômio: humanização das figuras; domínio da cor sobre o desenho; e o uso da paisagem como parte essencial da cena.  A composição que estudamos hoje encontra-se é uma das obras-primas do artista. Primeiramente é necessário acessar o link Giovanni Bellini – A TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.

Obs.: Os participantes devem ler integralmente o texto indicado pelo link, a fim de aguçar a sua capacidade de interpretação de obras.

  1.  O quadro A Transfiguração de Cristo é uma das maiores obras-primas do final do século ………… da pintura em Veneza, obra do pintor italiano Giovanni Bellini que mostra uma passagem da vida de Jesus Cristo em meio a uma ampla paisagem.

    1. XII
    2. XIII
    3. XIV
    4. XV

  2. A paisagem já demonstra o interesse do artista por árvores, flores, formas arquitetônicas e pelo céu com seus diferentes tons. Chamam atenção…………. das roupas dos personagens com suas dobras belamente trabalhadas.

    1. o caimento
    2. as cores
    3. os pormenores
    4. o comprimento

  3. Segundo os relatos bíblicos, enquanto o Mestre Jesus encontrava-se em oração, seu corpo começou a resplandecer de uma forma jamais vista e imediatamente ladearam-no os profetas:

    1. Elias e Moisés
    2. Samuel e Jeremias
    3. Josué e Oseias
    4. Zacarias e Malaquias

  4. Os personagens da composição foram retratados …………., elevando Jesus e os dois profetas acima da paisagem.

    1. de cima para baixo
    2. de baixo para cima
    3. da esquerda para a direita
    4. da direita para a esquerda

  5. A figura que ocupa o centro da paisagem a de:

    1. Tiago
    2. Pedro
    3. João
    4. Jesus Cristo

  6. Os dois profetas estão voltados para o Mestre. As três figuras encontram-se em ………….. que se amplia com a posição de uma árvore de cada lado.

    1. oposição
    2. assimetria
    3. simetria
    4. densitometria

  7. Aos pés de Cristo e dos dois profetas do Antigo Testamento encontram-se no chão os apóstolos Pedro, Tiago e João, visivelmente espantados.

    Marque a resposta incorreta:

    1. Pedro é o apóstolo do meio, ajoelhado e trajando um manto vermelho.
    2. Tiago está à esquerda com seu manto escuro, indicando um gesto de fuga.
    3. João, com seus cabelos cacheados, encontra-se a direita, sentado no chão.
    4. Eles estão em assimetria que é quebrada apenas pelo tronco em frente a Tiago.

  8. Uma cerca em diagonal aparece à direita em ………… plano e, após ela, vê-se um abismo rochoso, separando o observador da cena sagrada à sua frente.

    1. primeiro
    2. segundo
    3. terceiro
    4. quarto

  9. A cerca em diagonal separa:

    1. A natureza das edificações arquitetônicas.
    2. Jesus e os profetas dos apóstolos.
    3. O mundo terreno do mundo divino.
    4. Jesus, apóstolos e profetas do povo do lugar.

  10. Observando-se os elementos que se encontram na composição, é possível concluir que a transfiguração de Cristo acontece:

    1. na parte da manhã
    2. ao cair da noite
    3. ao meio-dia
    4. ao nascer do dia

  11. Outras cenas acontecem em volta do grupo central.

    Marque a resposta incorreta:

    1. Um homem conduz seus animais.
    2. Uma rês branca está deitada ao lado da estradinha.
    3. Um pastor leva suas ovelhas de volta para casa.
    4. Dois homens assistem à transfiguração de Cristo.

  12. A técnica usada pelo pintor foi:

    1. óleo sobre tela
    2. óleo sobre madeira
    3. afresco
    4. guache

Melhore sua percepção: encontre a assinatura do pintor na obra.

Gabarito

1.d / 2.c / 3.a / 4.b / 5.d / 6.c / 7.d / 8.a / 9.c / 10.b / 11.d / 12.a

Nota: Conheça mais sobre a vida do artista, acessando o link:
Mestre da Pintura – GIOVANNI BELLINI

2 comentaram em “A TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO (Aula nº 50 A)

  1. Marinalva Autor do post

    Lu

    A Transfiguração de Jesus Cristo, em que o Cristo transfigurado mostra sua essência divina, é uma pintura belíssima, onde o pintor mostra todo o seu talento, usando com perfeição o jogo de luzes e sombras com a perfeição dos grandes mestres.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *