Anita Malfatti – ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

EPOCOL

Você é uma das pessoas que mais conhecem pintura no Brasil. Mas me parece que se dispersa um pouco  no meio desses conhecimentos […] Não creio que o escolhido desejo de fazer um quadro com sabor de Debret lhe traga um quadro com sabor de Anita Malfatti. (Carta de Mário de Andrade a Anita)

Continuo inabalável em minha opinião e critério de que esse meu quadro “Época de Colonização” seja um excelente trabalho. Lamento a vossa escolha de “júri e seleção”. (Carta de Anita a Mário de Andrade)

A composição Época de Colonização, obra da pintora brasileira Anita Malfatti, foi a responsável pela ruptura de sua amizade com o escritor Mário de Andrade, outrora seu grande amigo. Ele não admitia a trajetória que a obra da artista estava tomando, ou seja, distanciando-se da cartilha modernista.

A pintora, querendo trilhar outros caminhos, e sabedora de sua competência técnica, pensava em pintar telas com os “sabores” das obras dos pintores Debret e Rugendas, opinião com a qual não coadunava Mário. E, se a amizade já vinha atravessando dificuldades, foi a oportunidade para seu rompimento, no ano seguinte, quando o quadro Época de Colonização foi recusado na exposição do Salão Oficial de Belas Artes do Rio de Janeiro. O escritor fazia parte da seleção das obras a serem expostas.

Ficha técnica
Ano: c. 1939
Dimensões: 146,5 x 113,5 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Coleção particular

Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *