Autoria de Lu Dias Carvalho
Esta composição, denominada O Homem de Sete Cores, obra da pintora brasileira Anita Malfatti, faz parte dos trabalhos feitos por ela, quando se encontrava estudando nos Estados Unidos. Contudo, acredita-se que as folhas de bananeira, vistas à direita, foram acrescidas quando a artista já se encontrava no Brasil, incentivada pelo movimento nacionalista com qual deparou ao regressar a seu país, quando os modernistas brasileiros voltavam-se para uma temática mais nacionalista.
Transpor os limites da tela era uma característica comum às obras de Anita. Podemos observar que a figura não insere toda a cabeça dentro da tela, mas apenas parte dela, onde se vê o queixo e parte da boca, sem qualquer equilíbrio estético. O mesmo acontece com parte do pé esquerdo. A pintora não se preocupava com as regras dominantes da época. Não se atrelava a elas.
A figura nua encontra-se meio de perfil, com o corpo tortuoso, o que acentua a sua musculatura avantajada. Tem-se a impressão de que se encontra andando. As cores verde e azul são predominantes na composição.
Ao ser exibida na Semana de Arte Moderna, em 1922, esta obra tinha como título O Movimento.
Ficha técnica
Ano: c. 1915-1916
Dimensões: 60,7 X 45 cm
Técnica: carvão e pastel sobre papel
Localização: Acervo do Museu de Arte Brasileira – FAAP, São Paulo, Brasil
Fonte de pesquisa
Anita Malfatti/ Coleção Folha
Views: 233
Muito bem-vindas as informações sobre Anita Malfatti! Agora é tempo de prestigiar a Exposição desta artista, no MAM. Estarei lá!
Abraço,
Carolina
Carolina
Agradeço a sua visita, comentário e convite. Espero que a exposição das obras dessa nossa brilhante artista seja um grande sucesso. Fica aqui a chamada.
Seu e-mail está incorreto.
Abraços,
Lu
Lu
Adorei seu site! Ele me ajudou muito mesmo em trabalhos sobre a Anita. Informações úteis e compactas. Continuem assim!
Tuena
É muito bom saber que consegui ajudá-la. O site também traz muitos outros artigos, num total de 30 categorias diferentes. Fale com seus amigos e colegas sobre este cantinho.
Agradeço a sua visita e comentário. Será sempre bom contar com sua presença.
Abraços,
Lu