Autoria de Lu Dias Carvalho
Eu nunca me imaginei pintando um castelo, uma arquitetura mais velha que o meu país. E depois, me surpreendi com o país querendo conseguir junto ao departamento histórico tombar uma obra que eu fiz. (Nina Pandolfo)
Luxo poder trabalhar naquilo que tenho prazer em fazer. Eu me sinto abençoada.(Nina Pandolfo)
A grafiteira e artista plástica Nina Pandolfo é uma Cinderela em meio a tantos homens que habitam o mundo da arte urbana. É a Luluzinha da festa do Bolinha, que começou a trabalhar em 1992. Mas o que não falta a essa fantástica mulher é talento. O trabalho dessa mocinha é tão arrebatador, que ela tem o direito de não aceitar que se agregue a ele qualquer tipo de rótulo. E quem pode exigir isso? Somente quem traz a arte brotando por todos os poros.
A artista paulista é a filha mais nova de uma família com cinco mocinhas, o que deixa ao leitor uma pista de como deve ter sido a sua infância, ao lado de quatro irmãs bisbilhotando o universo feminino com seus olhos enormes, e também o porquê desse mundo fantástico ser povoado por tantas menininhas fofas, adejando pelo bairro paulista do Cambuci e por várias partes do mundo (Alemanha, Cuba, Espanha, Grécia, Estados Unidos, Índia, etc), com suas flores, gatos e vaga-lumes.
Nina busca na infância e na natureza inspiração para seu trabalho, sendo essa temática a mais comum em sua obra. Suas menininhas, com olhos traquinas de jabuticaba ou de pedras azuladas ou esverdeadas, despertam uma vontade danada de a gente entrar através deles, até chegar ao castelo encantado da alma, e ali descobrir todos os seus arrebatadores mistérios. A artista também enfoca, nos seus murais e pinturas, os animais, com predileção pelos insetos.
Para conviver com essa garotinha talentosa, ninguém melhor do que Otávio Pandolfo, um menininho fantástico da dupla Os Gêmeos, seu marido. O cunhado Gustavo também se aliou ao casal. O trio tem pintado o sete em várias partes do país e do mundo, sob muitos aplausos. Acreditem, eles pintaram até mesmo a fachada do Castelo Kelburn, em Glasgow, na Escócia, em 2007, com mais um aliado, o Nunca, menininho sobre o qual ainda iremos comentar aqui no blog, valorizando nossos artistas.
Nina Pandolfo já tem no mercado um livro “Nina”, Editora, Master Books, onde relata a sua trajetória pessoal e artística, contada através de textos, fotos e trabalhos da autora. Trata-se de um livro de arte com uma qualidade excepcional.
Fontes de pesquisa:
http://ffw.com.br/noticias/moda/expoente-da-arte-de-rua-nina-pandolfohttp://luxo.ig.com.br/objetosdedesejo/nina-pandolfo-arte-em-grafite-das-ruas
https://www.escritoriodearte.com/artista/nina-pandolfo/
Views: 21
Ela é uma pintora maravilhosa,a melhor. Adorei sua arte urbana.
Nycolle
Eu também amo o trabalho da Nina Pandolfo. Ele é de uma delicadeza a toda prova. Ela é a minha pintora de arte urbana predileta.
Abraços,
Lu
Que descrição maravilhosa e melhor e breve discurso sobre Nina e sua arte. Não poderia deixar de ser de Lu Dias… breve sucinta e certeira.
Karlla
Escrever sobre o trabalho de Nina Pandolfo é sempre uma alegria, pois ela é uma grande artista. Agradeço a sua encantadora visita.
Beijos,
Lu