ASTROLOGIA, PEDRAS E SIGNOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

escriba123

Em minha opinião, a astrologia é uma senhora notável, muito bela, que vem de um tempo tão distante que não poderia deixar de me atingir com seu encantamento. Não consigo encontrar qualquer refinamento ou elegância no mundo puramente físico que esteja a sua altura. Além disso, a mim me parece que ela está de posse de um dos mais elevados mistérios do mundo. É uma pena que, pelo menos para os incultos, uma prostituta tenha sido entronizada em seu lugar. (André Breton)

Um médico sem o conhecimento da astrologia não tem o direito de chamar a si mesmo de médico. (Hipócrates)

A astrologia, considerada mais antiga do que a civilização, representa o estudo das estrelas e dos planetas e dos efeitos que esses exercem sobre o comportamento humano. Ela já gozou de uma importante posição no mundo, até ser desconsiderada pelas religiões monoteístas e pela ciência. Contudo, nunca deixou de existir, estando presente na vida de vários povos, como na dos chineses, indianos, egípcios e na de muitos ocidentais. Ainda é consultada nos mais diferentes lugares do mundo, até mesmo por figuras proeminentes, buscando saber o que lhes aguarda o futuro.

Os astrólogos baseiam-se no fato de que “assim como é em cima, é também embaixo”, ou seja, que a posição dos corpos celestes influencia os acontecimentos na vida das pessoas no planeta Terra, e que o microcosmo de cada ser humano é um reflexo do macrocosmo do universo, havendo, assim, uma correspondência entre as partes constitutivas do cosmo e as partes constitutivas do homem. Ainda, segundo seus estudiosos, a astrologia é responsável por ampliar a ciência e a arte, e por ligar a astronomia, a matemática, a medicina, a filosofia, a religião, a psicologia, a mitologia e o simbolismo.

Segundo o escritor Peter Marshall, doutor em História do Pensamento, em seu livro A Astrologia no Mundo, “As palavras astrologia (estudo das estrelas) e astronomia (lei das estrelas) foram utilizadas indiferentemente até a Revolução Científica, no século XVII, quando a astrologia ocidental separou-se da astronomia.”. E, segundo o mesmo autor, Carl Jung fez uma das mais corretas definições da astrologia, ao defini-la como “a psicologia da Antiguidade”, sendo os signos do zodíaco “imagens arquetípicas” ou manifestações do inconsciente coletivo. E, se a astrologia possui seus charlatães, o mesmo se pode dizer da medicina com seus curandeiros.

As pedras possuem um lugar de destaque dentro da astrologia, pois, segundo os astrólogos, elas atraem boas vibrações, impulsionando o signo solar, de modo a favorecer a pessoa, conectando-a com seu eu interior. Portanto, é sempre bom que a pessoa carregue a pedra específica de seu signo. Mas, como protetora do indivíduo, ela acaba ficando “carregada”, pois capta as energias negativas a ele direcionadas, por isso, é preciso lavá-la com água e sal grosso, enxaguá-la em água corrente e expô-la ao sol para secar, de modo a renovar sua capacidade de proteção – explicam os astrólogos.

Segundo Barbara de Lellis, em seu livro A Magia das Pedras e Cristais, a gemoterapia usa as pedras preciosas como harmonizadores dos centros vitais, conhecidos como “chacras”, responsáveis por dirigir a energia de nossos corpos material e astral, e, além disso, “as pedras atuam como catalisadores da luz e da cor com seus efeitos cromáticos, e suas vibrações energéticas podem ser direcionadas para situações concretas.”.

Um signo pode estar ligado a várias pedras, como por exemplo:

  • Áries: ametista, ágata, granada, rubi
  • Touro: quartzo rosa, água-marinha, esmeralda, safira, ametista
  • Gêmeos: ágata, água-marinha, olho de tigre, ametista, topázio azul
  • Câncer: pedra da lua, ametista, quartzo fumê, citrino
  • Leão: ágata, granada, âmbar, ametista, esmeralda, pirita
  • Virgem: ágata, ametista, citrino, pedra da lua, turquesa, safira
  • Libra: quartzo rosa, turquesa, água-marinha, citrino, esmeralda
  • Escorpião: opala, esmeralda, ágata, água-marinha, granada
  • Sagitário: ametista, citrino, topázio imperial, olho de tigre
  • Capricórnio: olho de gato, esmeralda, ágata, opala, âmbar
  • Aquário: água-marinha, granada, ametista, quartzo azul
  • Peixes: água-marinha, ametista, safira, pedra da lua

Propriedades das pedras de acordo com a cor:

  • Vermelho – ágata vermelha, granada, rubi
    Excitante, estimulante e intensificadora dos sentimentos. Combate qualquer doença que inibe os movimentos. Relacionado com a energia sexual, ajuda a resolver problemas de impotência, frigidez e esterilidade.
  • Laranja – âmbar, quartzo fumê, topázio
    Também é estimulante e ativa, contendo energia reprodutora e intelectual. Alivia desânimo, alergias emocionais, repressão, timidez, digestão e estimula a tireoide.
  • Amarelo – citrino, topázio, jacinto
    Cor do intelecto e da inteligência e age diretamente no equilíbrio mental. Usada no tratamento de doenças mentais, traz autoconfiança, combate a depressão, melhora o sistema linfático, energiza o fígado, vesícula biliar, olhos e ouvidos.
  • Verde – esmeralda, jade, turmalina
    É a cor da intuição e da sabedoria. Simboliza a natureza e a harmonia. Equilibra a mente e o corpo. Ajuda na regeneração celular, cura feridas, cortes, cicatrizes e infecções.
  • Azul – safira, água-marinha, ágata azul
    Cor refrescante e tranquilizadora aliviando a excitação. Ajuda a dormir, alivia a depressão e combate a febre, infecções, irritação e queimaduras.
  • Anil – lápis-lazúli, azurita, safira
    Cor tranquilizante e pacificadora, estimula o lado criativo e intuitivo do cérebro. Ajuda no tratamento de neuroses, nas alterações emocional ou mental. Atua como sedativo e ajuda a reduzir hemorragias internas e externas, assim como no nos poderes da intuição.
  • Violeta ou púrpura – ametista, fluorita
    Protege e regenera. É a cor da criatividade, da inspiração e da espiritualidade. Promove a cura através da música, da cor, do movimento e do som. Eficaz para tratar resfriados e insônia.
  • Preta – turmalina negra, ônix, obsidiana
    Protege contra as energias negativas. Combate as angústias, medos, bloqueios, inveja, ciúmes e ressentimentos. Melhora os transtornos do fígado.

Significado de algumas pedras:
Granada: Constância / Ametista: Sinceridade / Água-marinha: Coragem / Diamante: Pureza / Esmeralda: Êxito / Pérola: Saúde / Rubi: Amor / Peridoto: Felicidade / Safira: Sabedoria / Opala: Esperança / Topázio: Fidelidade / Turquesa: Harmonia

Obs.: muitos cristais (pedras) podem apresentar uma grande variedade de cores.

Fontes de pesquisa:
A Astrologia no Mundo/ Peter Marshall
A Magia das Pedras e Cristais/ Barbara Lellis

4 pensou em “ASTROLOGIA, PEDRAS E SIGNOS

    1. LuDiasBH Autor do post

      Ana

      Tudo bem! Obrigada pela visita ao blog.
      Amiguinha, as fontes de pesquisa estão logo abaixo do texto. Ambos os livros são muito bons.

      Peço-lhe que conserte o seu e-mail, pois ele está incorreto. Não costumo responder a e-mails errados, mas fiz uma exceção para você.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário

      Também sou encantada com as pedras.
      Como a natureza pode ser tão generosa!
      A minha predileção são as azuis e as verdes.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *