Autoria de Lu Dias Carvalho
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco…
A Anunciação é um dos principais temas da história da arte cristã, principalmente entre os pintores renascentistas. Refere-se à visita do arcanjo Gabriel a Maria, para avisá-la que fora escolhida por Deus Pai, para ser a mãe de seu Filho Jesus, o Salvador.
Os dois principais personagens da Anunciação são Maria e o anjo, que sempre se encontram nas representações artísticas referentes ao tema, ora ajoelhados, ora de pé. Mas alguns artistas agregaram às suas telas a presença de Deus Pai, que observa a cena, sempre do alto, de onde abençoa a futura Mãe de Jesus. A pomba branca, representando o Espírito Santo, também está presente na maioria das pinturas.
O anjo Gabriel traz, quase sempre, um ramo de lírios brancos na mão, que simboliza a pureza e a virgindade de Maria, ou um cetro, aludindo ao seu papel de mensageiro. A presença de livros na cena representa a sabedoria da Virgem. Algumas pinturas mostram um quarto, numa simbologia da noite de núpcias.
O local, onde se dá o encontro entre a Virgem e o anjo mensageiro, é bastante variado. Vai desde um ambiente humilde, como o visto nesta composição, a suntuosos cenários de interior.
Nota: ilustração copiada de http://comunidadehostiasanta.blogspot.com.br/2012/03
Views: 3
LuDias
Esta passagem, já a vi em outros quadros, é muito importante, pois foi quando a vinda de Deus, através de seu filho, assumindo a forma, foi anunciado. Revela, aí, pela doutrina cristã, o quanto Deus amava a humanidade, legando-nos Jesus, para nos salvar.
Os detalhes que você revelou são importantes para compreender melhor a obra.
Ed
É muito importante conhecer a simbologia de um quadro para poder interpretá-lo.
Eu sempre procurei uma Maria e um anjo negro.
Encontrei esta belíssima representação, mas não consegui identificar o autor.
Abraços,
Lu
LuDias
Eu também desconheço o autor. Porém, existe a polêmica. Há quem afirme que Jesus era negro, máxime porque nascido de povos oriundos da África, ou seja, sua ascendência africana provaria a assertiva.
O certo é que em cada canto do mundo Jesus quase que assume o perfil local, máxime no continente europeu, onde foram desprezadas as origens para fixá-lo no modelo europeu.
Em Hollywood então…
Ed
Tempos atrás saiu numa revista uma foto de Cristo, baseando-se na sua origem.
Ele nunca teve olhos azuis e nem cabelos loiros.
Os povos retratam-no de acordo com a própria etnia.
Mas, sem dúvida, o modelo europeu é o mais forte.
Abraços,
Lu