FAZ MAL COMER E DORMIR LOGO APÓS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

garfi

Nosso dia a dia é extremamente corrido e isso faz com que boa parte das pessoas tenha somente uma refeição decente ao dia e tarde da noite. Então, fica a pergunta: faz mal comer e logo após ir dormir? A resposta é sim! Isto é o que demonstram as pesquisas mais recentes sobre o tema.

Um estudo internacional (que incluiu pesquisadores da Universidade de Murcia, na Espanha, e da Universidade de Harvard, nos EUA) de 2013, com 420 pessoas com sobrepeso e obesas, constatou que os indivíduos que comiam mais tarde – faziam sua maior refeição do dia após as 15h – perderam significativamente menos peso e levaram mais tempo para perdê-lo do que as que comiam mais cedo, ou seja, aquelas que faziam a sua principal refeição antes das 15h.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Cidade de Osaka, no Japão, sobre os hábitos de comer de 350 pessoas, descobriu que o ato de jantar dentro de três horas antes de deitar-se estava associado com um risco de desenvolver sintomas de refluxo, uma condição bastante comum e que pode causar desde azia a problemas digestivos, tosse seca noturna, rouquidão, asma e, nos casos mais graves, até câncer.

O estudo mais recente sobre este tema foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado com 700 adultos e mostrou a relação entre a hora das refeições e os efeitos gerados no organismo. Os dados mostram que, em algumas pessoas, ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial, ou seja, comer e logo ir deitar dificulta a queda fisiológica da pressão arterial que ocorre normalmente à noite. Daí a maior possibilidade de picos hipertensivos durante o sono em pessoas que têm o hábito de comer e logo ir se deitar.

A digestão adequada é fundamental para a absorção dos nutrientes como um todo e também para descartar aquilo que não precisa ser absorvido. Portanto, nosso organismo não está projetado para comer uma grande refeição e recolher-se logo em seguida ao sofá ou à cama. Ficar sentado e ereto ajuda-nos na digestão, permitindo que a gravidade faça seu trabalho. Como o estômago demora cerca de três horas para ficar vazio, devemos esperar pelo menos este tempo, antes de ir deitar ou tirar uma soneca. Parece que consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, estimulando a produção de hormônios como a adrenalina, o que pode alterar o ritmo circadiano, que é o relógio biológico e dita o ritmo diário do nosso corpo.

Agora, você já sabe que não se deve comer muito tarde da noite, para evitar problemas como o refluxo, distúrbio do sono, alterações da pressão arterial e ganho de peso. A melhor opção é comer uma bela refeição antes das 15h ou, no máximo, até duas horas antes de ir se deitar. Jim Davis, cartunista americano, criador do personagem Garfield, um gato cínico e sedentário, disse que “a vida é bela porque dormir dá fome e comer dá sono”. O Garfield é um gato obeso e preguiçoso. Não dê ouvidos a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *