Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor francês Lubins Baugin (c.1611-1663) era chamado carinhosamente de “Pequeno Guido” (Le Petit Guide) em razão da forte influência recebida do artista italiano Guido Reni em sua obra. Presume-se que tenha morado em Roma. Teve como professor Simon Vouet, responsável por inseri-lo na pintura italiana. Foi membro da Academia de São Lucas e pintor da corte francesa. Suas obras sobreviventes são pinturas religiosas, excluindo uma, que expressam grande delicadeza e trazem imensas figuras humanas e naturezas-mortas que receberam influências do Maneirismo tardio da Escola de Fontainbleau, muitas vezes tidas como pinturas de outro pintor. O artista usava cores claras em abundância.
A composição denominada Natureza-Morta com Biscoitos ou ainda Sobremesa com Biscoitos, atribuída ao pintor Baugin, é ao mesmo tempo muito simples, disciplinada e austera, além de refletir a influência dos artistas holandeses nos franceses à época. O espaço é composto por grandes superfícies planas e monocromáticas: o preto do fundo, as paredes de pedra à esquerda e a superfície azul da mesa. A pintura mostra uma mesa retangular, da qual se vê apenas uma parte, ocupando um pouco menos do que a metade inferior da composição. Encontra-se forrada com uma toalha azulada, que não cobre as laterais maiores e sobre a qual se encontram uma bandeja com biscoitos, uma garrafa e um copo.
A bandeja com sete biscoitos, maravilhosamente elaborados, como se fossem folhas de pergaminhos enroladas, encontra-se em primeiro plano. Traz uma pequena parte fora da mesa, como mostra sua sombra abaixo, na lateral do móvel. À direita encontra-se uma grande garrafa empalhada, contendo vinho. Mais ao fundo, atrás da bandeja com biscoitos, está um copo de vidro meticulosamente trabalhado, com vinho até o meio. À esquerda estão paredes de pedras. O fundo escuro da pintura dá grande realce aos objetos que se encontram sobre a mesa. A luz, que vem de uma fonte não conhecida, provavelmente de uma janela de frente, mas mais à esquerda, cai sobre o amarelo da garrafa empalhada, ressaltando seu entrelaçado e repassando ao ambiente uma sensação de aconchego. Chama a atenção a sombra dos objetos sobre a mesa.
Ficha técnica
Ano: c. 1633
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 41 x 52 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
http://www.louvre.fr/oeuvre-notices/le-dessert-de-gaufrettes
Views: 2
Lu
Gostei bastante dessa composição que utiliza uma perfeita composição de cores, uma bela perspectiva e uma incidência luminosa sobre os principais motivos, o que resulta num bonito visual.
Adevaldo
A composição em estudo é realmente muito bonita.
Abraços,
Lu