Bazille – BANHISTAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor francês Jean Fréderic Bazille (1841-1870) não contou com o incentivo de sua rica família inicialmente, pois essa queria que ele estudasse medicina.  Contudo, ele acabou ganhando a anuência de seus pais que passaram a apoiar sua carreira artística. Infelizmente o jovem pintor teve uma vida muito curta, sendo morto na guerra Franco-prussiana, antes mesmo de completar 30 anos de idade. Embora não houvesse tido tempo de ser representado nas exposições expressionistas, foi o responsável pela ideia de criar exposições independentes, sem ter que passar pelo processo rigoroso de um comitê extremamente conservador que rejeitava todas as obras que não rezassem na sua cartilha. Foi grande amigo de Monet e Renoir.

A composição intitulada Banhistas é uma obra do artista que mostra um dia quente de verão, o que leva oito jovens a buscar a água azulada e fresca de um lago. Dois jovens encontram-se dentro da água, enquanto os demais estão no relvado. Todos usam calção de banho, excetuando o rapaz de pé na margem e o outro debaixo da árvore, em segundo plano, ainda de calças compridas. Presume-se que o garoto dentro da água também esteja usando calção. Dois rapazes brincando de luta ocupam a parte central da tela. Na beirada do lago um deles está de pé, cismativo, recostado numa árvore e outro se encontra deitando, acompanhando a brincadeira dos amigos.

O relvado verde é composto por duas fileiras de árvores. Ao fundo um majestoso céu azul salpicado de nuvens brancas compõe a cena prazerosa e tranquila. É provável que o artista tenha se baseado numa experiência pessoal.  O tratamento que ele dá à luz e sombra e à cor já é um prenúncio para as técnicas impressionistas. Nota-se um preciso estudo do movimento na figura dos jovens em suas diferentes ações e atitudes.

Ficha técnica
Ano: 1869
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 158 cm x 159 cm
Localização: Fog Art Museu, Harvard University, Cambridge, Inglaterra

Fonte de pesquisa
Obras-primas da pintura ocidental/ Taschen

2 comentaram em “Bazille – BANHISTAS

  1. Adevaldo R. Souza

    Lu

    Essa obra de Jean Fréderic Bazille, “Os Banhistas”, representa ainda o Realismo? Achei-a tão diferentes das outras obras analisadas no curso sobre esse estilo.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Adevaldo

      Jean Fréderic Bazille é tido como um dos grandes expoentes e fundadores do Impressionismo, estilo que logo iremos estudar. A obra citada, portanto, não faz parte do Realismo.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.