Bellotto – VISTA DE VIENA, DO BELVEDERE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

O pintor italiano Bernardo Bellotto (1721-1780), também conhecido como Canaletto por causa de seu tio e mestre famoso Antonio Canal, é tido como um dos mais notáveis artistas venezianos do século XVIII. Foi muito influenciado pelas obras do tio. Foi pintor da corte do rei Estanislau II, na Polônia. Seu estilo tem como características a precisão topológica, a perspectiva arquitetural precisa e o uso de cores pálidas e frias. O artista pintou inúmeras vedute (vistas detalhadas de uma cidade ou de uma paisagem) e caprici (combinações fictícias de edifícios e paisagens), assim como cenas históricas e de gênero.

A composição denominada Vista de Viena, do Belveder é obra do artista. Foi pintada quando ele se encontrava em Viena. O pintor foi encarregado pela Casa Imperial para pintar uma série de treze vistas, sendo esta a mais famosa dentre todas elas. Retrata magistralmente a cidade vienense, vista do balcão do Palácio Superior do Belvedere, no topo da colina. Apesar da aparente fidelidade à vista captada, o pintor usou algumas estratégias na sua elaboração, como o fato de ter comprimido o plano da cidade, de modo que pudesse incluir nela um número maior de elementos arquitetônicos.

A cidade de Viena é retratada sob a luz do crepúsculo. Os bosques e colinas verdejantes servem como pano de fundo. Há uma infinidade de variados elementos na composição, como fachadas, telhados, campanários, árvores, pessoas, etc., formando maravilhosas áreas de cor. À esquerda e à direita são vistas as cúpulas arredondas da Igreja de São Carlos e do convento das salesianas.

Bellotto usou a técnica de baixar o primeiro plano para frente, dando destaque a dois interessantes motivos, separados por uma cerca de árvores: o Jardim Schwarzenta, à esquerda, e o canteiro do Jardim Belvedere, à direita, animado por inúmeras figuras.

Ficha técnica
Ano: 1759-60
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 136,5 x 212,5 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://www.clarkart.edu/exhibitions/klimt/bellotto/view.cfm

Visits: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *