BERNINI – O ÊXTASE DE SANTA TERESA
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A obra intitulada O Êxtase de Santa Teresa é um altar criado pelo artista para ornamentar a capela lateral de uma pequena igreja romana. O altar é dedicado a Santa Teresa, uma freira espanhola que viveu no século 16 e que foi canonizada. Ela descreveu suas visões místicas num livro muito conhecido. No meio dessas visões encontra-se o relato de um momento de êxtase, quando seu coração é transpassado por um anjo com uma candente flecha de ouro. Ela conta que é ao mesmo tempo tomada pela dor e pela bem aventurança. O artista italiano Gian Lorenzo Bernini representa exatamente esse momento da visão detalhada santa.

Santa Teresa está sentada numa nuvem, sendo arrebatada para o céu. Ascende em direção a caudais de luz que irrompem em forma de longos raios dourados. O anjo aproxima-se da santa, trazendo na mão direita uma flecha. Ela se mostra desfalecida e em estado de êxtase. A disposição dos elementos dispostos na obra repassa a impressão de que paira sem ter qualquer apoio na rica moldura do altar. Parece receber a luz de uma janela invisível, situada no alto.

Os artistas do Barroco, conforme sabemos, objetivavam suscitar sentimentos fervorosos e místicos. É impossível não ser tocado por tal obra. Não há qualquer contexto por parte do artista. O rosto da santa desmaiada não encontra qualquer paralelo em intensidade com obras anteriores à sua criação.

Segundo os críticos de arte, Bernini obteve uma intensidade tão grande de expressão facial jamais vista em arte. Mesmo a roupagem dos personagens dessa obra esculpida em mármore, com suas diversas dobraduras, era à época totalmente inovadora. O comum até então era permitir que caíssem em majestosas pregas, à consagrada maneira clássica, mas o artista faz com que elas revoluteiem, o que aumenta o efeito de movimento e excitação. Não tardaria para que tais efeitos fossem imitados em toda a Europa.

Ficha técnica
Ano: entre 1645 e 1652
Técnica: escultura em mármore
Dimensões: 350 cm de altura
Localização: Capela Camaro, Igreja de Santa Maria Della Vittoria, Roma

Fonte de pesquisa
A História da Arte/ E.H. Gombrich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *