Bronzino – A SAGRADA FAMÍLIA COM…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Agnolo Bronzino (1503 – 1572), também chamado de Agnolo di Cosimo ou Agnolo Tori, é um dos mais conhecidos representantes do Maneirismo florentino. Teve como mestres os artistas Raffellino del Garbo e Jacopo Pontormo, sendo posteriormente influenciado por Michelangelo, tendo conhecido suas obras em sua visita a Roma. Foi pintor da corte da poderosa família Medici. Pintou temas religiosos, alegóricos e, sobretudo, retratos da corte italiana.

A composição pastoral intitulada A Sagrada Família com Sant’Ana e o Infante S. João  é uma obra do artista que mostra a influência recebida do mestre Jacopo Pontormo. A cena mostra a Virgem com seu Menino Jesus e o pequeno João Batista, ladeada por Sant’Ana e São José. Todos estão voltados para Jesus Menino.

Maria mostra-se muito jovem. Usa um vestido rosado, com um manto azul-escuro que lhe cobre as costas e o braço direito. Sobre os cabelos dourados ela traz um véu transparente que desce até o colo e fecha-se com um laço. Segura o pequeno Jesus, nu, sentado sobre um pano branco, numa pequena cadeira. Ele se volta para o observador, fitando-o, enquanto segura uma avezinha (símbolo da alma) nas mãos. João Batista – também criança – nu, entrega uma maçã (símbolo do pecado e da redenção) ao Menino Jesus. À esquerda de João está uma cruz, elemento que faz parte de sua simbologia e lembra a Paixão de Cristo.

Ao fundo desenrola-se uma paisagem onde são vistas algumas construções. O céu mostra-se cor de chumbo. Um foco de sol destaca o verde-escuro dos campos, castelos e fortificações. O pintor fez outra pintura bem parecida com esta, embora mais formal, e que se encontra no Louvre. A réplica é fiel a quase todos os detalhes (nela São José mostra-se mais velho), mas mostra um tipo diferente de relacionamento entre a família e a paisagem.

Ficha técnica
Ano: c.1500
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 124,5 x 99,5 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *