Ceruti – MENINO COM CESTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Giacomo Ceruti (1698 – 1767) foi um famoso artista lombardo em sua época. Pintava retratos e obras religiosas, mas as suas representações de pessoas comuns, mostrando como viviam, tornaram-no ainda mais conhecido. Ao retratar as pessoas de classe social baixa, fato incomum à época, trazia a público o modo miserável como elas viviam, criando assim um novo gênero de pintura. Em razão disso, ele foi apelidado de “Pequeno Pedinte” ou “Pequeno Mendigo”. Ao retratar as gentes de classe pobre é possível imaginar que o pintor fosse comprometido com as pessoas do povo, o que não corresponde à verdade.  A ele agradava apenas o lado pitoresco da ralé. Contudo, suas “pinturas de mendigo” servem de registro histórico para a comprovação da miserabilidade em que viviam as classes marginais da época.

A composição Menino com Cesto, também conhecida como Rapaz Carregando Cesto, ou ainda O Carregador, mostra uma imagem realista. Um garoto, aparentemente na sua fase juvenil, encontra-se sentado no que parece ser uma pedra partida ao meio (ou seria um tronco?). Ele usa roupas velhas e tem os pés descalços. Uma velha touca cinge-lhe a cabeça. Traz às costas um enorme balaio de vime, com a alça em volta de seu pescoço e ombro esquerdo. Pendurado em seu braço esquerdo está um cesto com ovos. No seu colo repousam dois galináceos, presas pelos pés. O menino pobre fixa intensamente o observador, sem esboçar qualquer sorriso.

Esta pintura mostra a vida de privações em que vive o garoto,  apesar de não ter sido essa a intenção do pintor. O pequeno vendedor ambulante parece descansar de seu cansativo trabalho, buscando forças para levá-lo a cabo, pois a família miserável espera pelos trocados.

Ficha técnica
Ano: ?
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 95 x 130 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *