Autoria de Lu Dias Carvalho
Todo o nosso mundo interior é realidade, porventura até mais real do que o próprio mundo visível. Se denominaros tudo aquilo que nos parece ilógico, como sendo fantasias ou histórias, com isso só provamos que não entendemos a natureza. (Chagall)
A composição O Galo é uma obra do pintor russo Marc Chagall, que lança mão de conteúdos simbólicos, sempre presentes em seus trabalhos, para explicar o tema.
Uma jovem mulher encontra-se montada num grande galo. Ela enlaça seu pescoço com seus braços, enquanto une sua cabeça à do animal. A expressão contida na cara da ave é de incontida felicidade, enquanto as feições da moça exalam ternura.
Na linguagem metafórica de Chagall, o namorado da jovem é representado pelo galo. A profunda felicidade espiritual que emana do casal atinge dois enamorados num barco, ao fundo da composição, e outro diminuto, que se encontra abraçado, na altura do pé da jovem.
O céu e a água estão unificados, sem delimitação do horizonte. À direita, na parte superior da pintura, galhos frondosos descem acima do casal, como se acompanhasse a curvatura das costas da jovem enamorada, formando um dossel.
Ficha técnica
Ano: 1929
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 81 x 65 cm
Localização: Museu Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha
Fonte de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen
Views: 2
Prezada Lu Dias
Nessa dança pelo prazer, os oposto inexistem!
O que importa é a endorfina, relaxamento…
Abração
Mário Mendonça
Mário
Nada mesmo como um bom relaxamento, principalmente nos dias conturbados de hoje.
Abraços,
Lu