COMA CINCO VEGETAIS AO DIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

pip12

Uma pesquisa recente realizou um amplo estudo mostrando que, em média, em todo o mundo, devemos comer o dobro da quantidade de frutas e verduras que atualmente ingerimos. Estamos consumindo mais alimentos industrializados e processados em detrimento do consumo dos alimentos frescos, incluindo aí as frutas e vegetais. O estudo foi publicado na revista científica British Journal of Nutrition e destaca uma queda significativa no consumo de frutas e legumes na dieta das pessoas. Ele constata que a maioria teria que duplicar o consumo atual, para atender à recomendação mínima da Organização Mundial de Saúde, que é de cinco porções (400 g) por dia.

Os pesquisadores da University College London analisaram a alimentação de 65 mil adultos da Grã-Bretanha durante 12 anos. Quem comia 400 g, a quantia recomendada, reduziu o risco de morte em 36% em relação a quem não ingeria vegetais. Esse risco foi reduzido em 42% para quem aumentou a porção para, no mínimo, 560 g (sete porções ao dia).

Outra pesquisa divulgada em 2011, esta pelo IBGE, já indicava falhas severas na dieta dos brasileiros. Segundo o estudo, o cardápio da população é carente de vitaminas e ainda abusamos do sal. Quase não comemos verduras, frutas e leguminosas. A dieta também é carente na ingestão de vitamina D, cálcio, de vitaminas A e E, além das fibras.

A deficiência de vitaminas na alimentação, em médio prazo, provoca alterações no nosso metabolismo, pois são elas (as vitaminas) as catalisadoras das reações químicas, em especial as do complexo B. Sem elas, essas reações metabólicas não ocorrem ou o fazem de forma deficitária. Portanto, em médio prazo, aparecem quadros inespecíficos de fadiga ou uma indisposição sem explicação aparente, baixas do sistema imunológico com infecções de repetição ou alergias variadas, entre outras queixas. O consumo de fibras, também abordado neste estudo, ficou abaixo do recomendado em quase 70% dos brasileiros.

Mas, como comer de cinco a sete vegetais ao dia? Existe um programa chamado de “Os 5 ao dia”. Segundo alguns nutricionistas, o ideal é fazer cinco refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Então, basta que acrescente um vegetal, suco ou fruta em cada uma dessas refeições. Para exemplificar: No café da manhã, um suco de melancia; no lanche, uma maçã; no almoço, uma salada de alface; no lanche da tarde, uma banana; e no jantar, um creme de abóbora. Claro que com variações no dia a dia. A sugestão é de uma nutricionista. Não me parece nada problemático! Eu particularmente utilizo um rico suco verde (laranja + maçã + couve + hortelã + gengibre + cenoura + castanha do Pará + Gogy berrie) logo pela manhã. No almoço, e muito frequentemente no jantar, uma salada variada. A receita de segue a baixo.
Faça uma boa semana.

Receita Suco Verde Funcional:

– couve ( 2 molhos)
– hortelã ( 2 molhos)
– 1 maçã
– ½ cenoura
-1 colher café de Gogi Berry
– 2 castanhas-do-pará
– 2 cm de gengibre
– suco de 2 laranjas ou de outro suco (a gosto)

Bata tudo no liquidificador.

Obs.: Bata no liquidificador a couve e a hortelã e coloque em formas de gelo. E, ao preparar o suco, inclua-as, já congeladas (2 a 3 cubos/pessoa). É mais prático e não perde nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *