Autoria de Lu Dias Carvalho
A minha catedral tem uma ótima aparência (Constable)
A composição Catedral de Salibury, vista do Jardim do Bispado, foi realizada a pedido do bispo anglicano de Salisbury, amigo do pintor, que assinalou a perspectiva e o enquadramento da cena que queria pintada.
A cena retratada acontece no meio rural. Na parte esquerda da tela, em primeiro plano, o pintor retratou o bispo e sua esposa, próximos a uma cancela aberta, como se estivessem admirando a catedral, para a qual aponta o religioso com a sua bengala. Um pouco mais à frente, um casal observa a natureza.
A catedral de estilo gótico, com paredes de pedra e uma enorme torre, está sendo banhada pela luz do sol. Duas grandes árvores em forma de arco enquadram-na. Abaixo delas corre um riacho de águas límpidas, onde duas vacas bebem água, enquanto outras quatro pastam próximo. O céu azul está coberto de nuvens brancas, e algumas escuras começam a aparecer.
Segundo Constable, esta foi uma das paisagens mais difíceis pintadas por ele. A obra demonstra a harmonia entre as influências naturais e as humanas. A enorme torre, que se ergue majestosa, apontando para o céu, sugere que tal harmonia é uma bênção de Deus.
Obs.: Há uma versão anterior e homônima (1821 – 1822) dessa pintura no Museu de Arte de São Paulo, em São Paulo. Dizem que Fisher, vendo suas cores sombrias e graves, não gostou e pediu por uma pintura mais leve e feliz.
Ficha técnica:
Ano: 1857
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 87,6 x 111,8 cm
Localização: Victoria Albert Museum, Londres, Grã-Bretanha
Fonte de pesquisa
Romantismo/ Editora Taschen
1000 obras-primas da pintura europeia/ Editora Könemann
Views: 9