Correggio – NATIVIDADE COM SANTA ISABEL…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição Natividade com Santa Isabel e São João é uma obra religiosa do pintor italiano Correggio, que fez muitas pinturas com esta mesma temática. É visível a influência dos pintores Andrea Mantegna e Dosso Dossi no trabalho do artista.

A cena ao ar livre mostra a Virgem Maria com seu vestido vermelho e manto azul, ajoelhada ao lado de seu Menino Jesus, que se encontra no chão, na parte inferior da pintura, em primeiro plano, exatamente no meio na composição. À direita do Salvador está Santa Isabel, mãe do pequeno João Batista, que se encontra em seu colo, e cujo corpinho inclina-se para frente, tentando fugir dos braços da mãe, como se quisesse brincar com o Menino.

Isabel, a prima da Virgem Maria, inclina-se ternamente sobre Jesus, deitado sobre um lençol que cobre as palhas de sua pequena manjedoura. Ele se encontra nu, o que simboliza a sua pureza, e traz a mãozinha esquerda sobre o peito e o braço direito estendido. Atrás de Maria está José, envolto em seu manto amarelo-ouro, que dorme candidamente na entrada da estrebaria, onde se encontram um jumento e um boi, depois de muito cansaço e emoção.

Dois pequenos anjos nus, pairam acima da Virgem, enquanto à esquerda, um terceiro anjo, vestido com uma longa túnica, conduz dois pastores até o Menino, para que esses rendam uma  homenagem ao Salvador do mundo .

Quatro grandes árvores perfilam-se à direita da velha construção. Debaixo da primeira há duas pessoas sentadas, provavelmente pastores. O local em ruínas apresenta vestígios da arquitetura clássica. Uma imensa paisagem estende-se à esquerda.

Ficha técnica
Ano: c. 1513/14
Técnica: painel
Dimensões: 78 x 100 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *